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Mediações familiares e escolares entre crianças e tecnologias digitais
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Palavras-chave

Crianças
Tecnologias digitais
Mediação familiar e escolar

Como Citar

MULLER, Juliana Costa; FANTIN, Monica. Mediações familiares e escolares entre crianças e tecnologias digitais. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20200085, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671576. Acesso em: 17 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O artigo discute as mediações familiares e escolares entre crianças e tecnologias digitais, seus desafios e possíveis implicações a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa com uso de métodos mistos: questionários aplicados aos familiares, entrevistas com professoras, um grupo de formação e um grupo focal com familiares e professoras. Em relação às mediações capacitadoras e/ou restritivas observadas na pesquisa, destaca-se que: as crianças usam tecnologias digitais desde cedo, mas os adultos nem sempre percebem seus riscos e suas possibilidades; a escolaridade e a classe social não parecem ter sido determinantes na qualidade da mediação realizada. Por fim, algumas considerações atualizam a discussão dos usos das tecnologias e suas mediações familiares e escolares no contexto da pandemia de Covid-19.

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