Banner Portal
Grêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controle
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Currículo
Gestão democrática
Grêmio estudantil
Sociedades de controle

Como Citar

SANTOS, Amarildo Inácio dos; CERVI, Gicele Maria. Grêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controle. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20210049, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693. Acesso em: 19 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes membros de um grêmio estudantil de uma escola pública de Santa Catarina, buscando responder à questão: que sujeito a escola tem produzido na contemporaneidade democrática? Ancorados em base epistemológica pós-estruturalista, objetiva-se problematizar práticas democráticas de um grêmio estudantil. Os principais teóricos utilizados foram Deleuze, Guattari e Foucault. A ferramenta de produção dos dados foi o diário de campo, composto por áudios registrados em reuniões do grêmio. Apesar de o grêmio refletir a gestão democrática e se constituir em um espaço de múltiplas possibilidades, infere-se que ele opera, simultaneamente, como extensão do currículo, ao produzir os sujeitos demandados neste tempo. Sujeitos dóceis, úteis e participativos.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Brown, W. (2019). Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente Editora Filosófica Politeia.

Cervi, G. M. (2013). Política de gestão escolar na sociedade de controle Achiamé.

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). Brasília, DF: Congresso Nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Chamayou, G. (2020). A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário Ubu Editora.

Corazza, S., & Silva, T. T. (2003). Composições Autêntica.

Deleuze, G. (1976). Nietzsche e a filosofia Editora Rio.

Deleuze, G. (2013). Conversações, 1972-1990 Ed.34.

Deleuze, G. (2018). Diferença e repetição Paz e Terra.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2004). O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia Assírio & Alvim.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2011). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 1). Rio de Janeiro: Ed. 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2012). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 5). Ed. 34.

Dreyfus, H. L., & Rabinow, P. (1995). Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica Forense Universitária.

Dussel, I., & Caruso, M. (2003). A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar Moderna.

Foucault, M. (1988). História da sexualidade I: A vontade de saber Edições Graal.

Foucault. M. (2004). Ética, sexualidade, política Forense Universitária.

Foucault, M. (2006). Estratégia, poder, saber Forense Universitária.

Foucault, M. (2007). Vigiar e punir: nascimento da prisão Vozes.

Foucault, M. (2008). Segurança, território e população: curso dado no College de France (1977-1978) Martins Fontes.

Laval, C. (2004). A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público Editora Planta.

Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996 (1996, 23 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, seção 1. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei n.º 13 005, de 25 de junho de 2014 (2014, 25 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1. http://pne.mec.gov.br/

Libâneo, J. C., De Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. Educação escolar: políticas estrutura e organização (10a ed.). Cortez, 2012.

Lopes, A. C., & Macedo, E. (2011). Teorias de currículo Cortez.

Popkewitz, T. S. (2001). Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor Artmed Editora.

Sibilia, P. (2012). Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão Contraponto.

Tótora, S. (2006). Democracia e sociedade de controle. Verve Revista semestral autogestionária do Nu-Sol (10). DOI: https://doi.org/10.23925/verve.v0i10.5441.

Varela, J., & Alvarez-Uria, F. (1991). Arqueologia de la escuela Ediciones Endymion.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Pró-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.