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O que favorece e o que prejudica a minha saúde mental?
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Crianças
Pesquisa participativa
Saúde mental infantil
Foto-voz
Contraturno escolar

Como Citar

MARTINS, Bruna Melo; CERVELINO, Paula Maria; CID, Maria Fernanda Barboza. O que favorece e o que prejudica a minha saúde mental? o olhar de crianças que frequentam um projeto de contraturno escolar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20200010, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671705. Acesso em: 26 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar as percepções de 23 crianças de 9 a 11 anos a respeito dos fatores ? presentes no contexto de uma instituição de contraturno escolar ? que favorecem e dos que prejudicam sua saúde mental. Para a produção dos dados foi utilizado o recurso do foto-voz. As análises das fotografias produzidas foram feitas de maneira coletiva e participativa. O brincar, a prática de esportes, as atividades educativas e o contato com a natureza foram apontados como favorecedores da saúde mental; o bullying e outras práticas de violência foram percebidos como prejudiciais. Verificou-se que as crianças demonstraram clareza sobre aquilo que as afeta, portanto, ouvi-las parece ser um caminho para os processos de elaboração de políticas e ações educacionais mais efetivas.

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