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Proposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico
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Palavras-chave

Trabalho pedagógico
Sujeito
Análise dos movimentos dos sentidos

Como Citar

FERREIRA, Liliana Soares; CORRÊA, Marcos Britto; SILVEIRA, Rozieli Bovolini. Proposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20210061, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672255. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Sistematiza-se estudo sobre a noção de sujeito, suas relações e implicações no trabalho pedagógico dos professores. A produção e a análise dos dados aconteceram por meio da Análise dos Movimentos de Sentidos, fundamento teórico e metodológico que visa ao estudo dos sentidos nos discursos, nas obras e nas produções que integraram o corpus do estudo bibliográfico. O trabalho pedagógico é tratado como um processo em que os professores se reconhecem como integrantes de uma classe trabalhadora e, em tal contexto, produzem, a despeito das contradições sociais, com vistas à superação, conscientes de sua historicidade.

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