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Trajetórias profissionais de jovens professoras e professores
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Palavras-chave

Juventude
Trabalho docente
Trajetórias profissionais
Professores do ensino médio

Como Citar

ZAN, Dirce; SOUZA, Aparecida Neri de. Trajetórias profissionais de jovens professoras e professores. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20200092, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada em 2015 com jovens professoras e professores do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Campinas (SP). Com o objetivo de compreender a trajetória formativa desses sujeitos e suas experiências de trabalho, foram entrevistados 12 professores com idade entre 20 e 29 anos. Identificamos que a opção pelo magistério é vista por esse grupo como uma possibilidade de contribuir para mudanças sociais, enquanto produtores de cultura, e como uma escolha profissional viável diante de sua situação social e econômica. As condições em que os professores trabalham colocam em evidência diferentes fatores quanto ao conteúdo e significado do trabalho docente, bem como sobre a decisão de permanecer no magistério.

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