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Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 - 1951). Desbravando um campo pouco explorado
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Palavras-chave

O colonialismo na educação escolar
Exposições coloniais
Línguas autóctones
Manuais escolares bilíngues
Império colonial português

Como Citar

FELGUEIRAS, Margarida. Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 - 1951). Desbravando um campo pouco explorado. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210063, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675194. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 a 1951). Desbravando um campo pouco explorado aborda a questão da imagem das colónias e do colonizado no contexto da educação portuguesa (1906 a 1951), através de manuais escolares portugueses, em que um manual foi editado para ensinar crianças angolanas indígenas. Este último foi editado em dois momentos – supõe-se que no início da República, e em sucessivas reedições, durante a Ditadura. Recorrereu-se a materiais referentes à 1ª exposição colonial de 1934 e à exposição do Mundo Português 1940. O trabalho situa-se na perspetiva dos estudos pós-coloniais, no que procura fazer uma releitura do colonialismo na educação portuguesa. Foram usadas fontes heterogéneas, e o trabalho representa apenas um levantar de questões a apontar o muito que há a estudar.

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