Banner Portal
A questão das emoções e da vivência estética
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Vivência
Teatro
Psicologia da arte
Emoções

Como Citar

MARQUES, Priscila Nascimento; MOSCHKOVICH, Diego. A questão das emoções e da vivência estética: o diálogo entre Vigotski e Stanislávski em torno da psicologia do ator. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. ed0820210084, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675274. Acesso em: 4 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O artigo objetiva examinar as ocorrências do conceito de vivência em textos vigotskianos sobre arte, particularmente o ensaio sobre Hamlet, de 1915; o livro Psicologia da arte, de 1925; e o capítulo “Educação Estética”, publicado em Psicologia pedagógica, de 1926. Em seguida, o artigo se debruça sobre o texto “A psicologia do trabalho criativo pelo ator”, buscando compreender como nele Vigotski analisa criticamente as ideias de Denis Diderot e Konstantin Stanislávski para propor uma visada original sobre a psicologia da vivência cênica do ator. Visto sob o pano de fundo de escritos anteriores, o artigo pretende contextualizar o texto de 1932 dentro do quadro de interesses de Vigotski, que articula o campo da arte teatral e o estudo das emoções.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Aristóteles (2013). Poética. In R. Duarte (Org.), O belo autônomo: Textos clássicos de estética Autêntica; Crisálida.

Burkhárin, N. (2008). Teoria istorítcheskogo materializma [Teoria do materialismo histórico], Vetche.

Capucci, R. R., & Silva, D. N. H. (2017). Quando vida e arte se encontram: um diálogo entre Vigotski e Stanislavski. Psicologia em Estudo, 22(3), 409-420. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i3.35869.

Diderot, D. (1985). Textos escolhidos (Marilena de Souza Chaui & J. Guinsburg, Trads. e notas). Abril Cultural.

González Rey, F. L. (2016). Vygotsky’s concept of Perezhivanie in The Psychology of Art and at the final moment of his work: advancing his legacy. Mind, Culture, and Activity, 23(4), 305-314. https://doi.org/10.1080/10749039.2016.1186196

González Rey, F. L. (2018). Vygotsky’s “The Psychology of Art”: A foundational and still unexplored text. Estudos de Psicologia, 35(4), 339-35. https://doi. org/10.1590/1982-02752018000400002.

Iarochévski, M. G. (2013). L. S. Vigotski: v poiskakh novoi psikhologuii [L. S. Vigotski: em busca de uma nova psicologia]. Knijni Dom Librokom.

Ivanov, V. V. (2001). Iskússtvo psikhologuítcheskogo issliédovnia. In L. S. Vygótski, Analiz estetítcheskoi reáktsii: Traguédia o Gamlete, printse Datskom & Psikhologuia iskússtva Labirint.

James, W. (1999). The varieties of religious experience: a study in human nature The Modern Library.

Knebel, M. (2016). Análise-ação. Práticas das ideias teatrais de Stanislávski Editora 34.

Marques, P. N. (2012). A crítica do leitor de L. S. Vigotski. Dubna Psychological Journal, 3, 88-97.

Marques, P. N. (2020) O Formalismo Russo sob a lente de L. S. Vygótski: influência e crítica. Revista RUS, 11(16), 125-145. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.172165

Mok, N. (2017). On the concept of Perezhivanie: A quest for a critical review. In M. Fleer, F. González Rey, & N. Veresov (Eds.), Perezhivanie, emotions, and subjectivity Springer.

Moschkovich, D. (2012a). Prefácio do tradutor. In V. Meyerhold, Do teatro Iluminuras.

Moschkovich, D. (2012b). O último Stanislávski em ação: ensaios para um novo método de trabalho. Perspectiva.

Rubtsova, O., & Daniels, H. (2016). The concept of drama in Vygotsky’s theory: Application in research. Cultural-Historical Psychology, 12(3). https://doi.org/10.17759/chp.2016120310

Schiller, F. (1991). Cartas sobre a educação estética da humanidade EPU.

Shevtsova, M. (2019). Rediscovering Stanislavsky Routledge.

Stanislávski, K. (1954). Sobránie sotchiniénii v 8 tomakh Tom 2. [Obras escolhidas em 8 tomos. Tomo 2.]. Iskússtvo.

Stanislávski, K. (1958). Sobránie sotchiniénii v 8 tomakh Tom 5. [Obras Escolhidas em 8 tomos. Tomo 5]. Iskússtvo.

Tcherkasski, S. (2016). Masterstvó artióra. Stanislávski, Boleslávski, Strasberg RGISI.

Tcherkasski, S. (2017). Forward – to early Stanislavsky! or Reconstruction of actor training at the first studio of the Moscow Art Theatre, Stanislavski Studies, 5(1), 85-110. https://doi.org/10.1080/20567790.2017.1298347

Tchuják, N. F. (1923). Pod znákom jiznestroiêniia (opit ossoznániia iskusstva dnia) [Sob a bandeira da construção da vida (experiência de conscientização sobre a arte do dia)]. LEF, 1.

Toassa, G. (2009). Emoções e vivências em Vigotski: investigação para uma perspectiva histórico-cultural. [Tese de Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Universidade de São Paulo: Instituto de Psicologia].

Tolstói, L. (2015). Tchto takoe iskusstvo? [O que é arte?]. Prospekt.

Toporkov, V. (2016). Stanislávski ensaia. Memórias (Diego Moschkovich, Trad.). É realizações.

Varcháva, B. E., & Vigotski, L. S. (1931). Psykhologuítcheski slovar. Gossudárstvennoe utchébno/pedagoguítcheskoe izdátelstvo.

Veresov, N. (2016). Perezhivanie as a phenomenon and a concept: questions on clarification and methodological meditatons. Cultural-Historical Psychology, 2(3), 129-148. https://doi.org/10.17759/chp.2016120308

Veresov, N., & Fleer, M. (2016). Perezhivanie as a theoretical concept for researching young children’s development. Mind, Culture, and Activity, 23, 325-335. https://doi.org/10.1080/10749039.2016.1186198

Vigotski, L. S. (1984). Utchênie ob emotsiakh [Teoria das emoções]. In M. G. Iarochévski (Ed.), Sobránie sotchiniénii – Tom 6 [Obra reunida, volume 6]. Pedagoguika.

Vigotski, L. S. (1999). A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca (Paulo Bezerra, Trad.). Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2001). Psicologia da arte (Paulo Bezerra, Trad.). Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2003). Educação estética. In L. S. Vigotski, Psicologia pedagógica (Guillermo Blanck, Organização, Prefácio e Notas; Claudia Schilling, Trad.). Artmed.

Vigotski, L. S. (2004). O significado histórico da crise da psicologia. In L. S. Vigotski, Teoria e método em Psicologia (Claudia Berliner, Trad.). Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2005). Konkriétnaia psikhológuiia tcheloviéka. Psikhológuia razvítiia tcheloviéka [Psicologia concreta do ser humano. Psicologia do desenvolvimento humano]. Smysl.

Vigotski, L. S. (2018). Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os Fundamentos da Pedologia (Zoia Prestes, Trad.). E-papers.

Vigotski, L. S. (2022). Liev S. Vigotski: escritos sobre arte (Priscila Marques, Trad.). Mireveja.

Vigotski, L. S. (2023). Sobre a questão da psicologia da criação pelo ator. (P.N. Marques, Trad.). Pro-Posições, 34, ed0020210085. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0085 (Obra original publicada em 1936).

Whyman, R. (2008). The Stanislavsky system of acting - Practice and legacy in modern performance Cambridge University Press.

Zaltron, M. (2021). Stanislávski e o trabalho do ator sobre si mesmo São Paulo: Perspectiva.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.