Banner Portal
A formação do habitus religioso e os estabelecimentos de ensino confessionais conveniados com o Estado
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Escolas públicas
Habitus religioso
Laicidade

Como Citar

OLIVEIRA, Letícia Casagrande; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. A formação do habitus religioso e os estabelecimentos de ensino confessionais conveniados com o Estado: questões e conflitos. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210003, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675304. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Apresentamos neste artigo uma discussão sobre escolas públicas e formação do habitus religioso. A pesquisa foi realizada em três estabelecimentos escolares confessionais, que estabelecem convênio entre ordem religiosa e Estado. Operou-se com a teoria bourdieusiana. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com 5 mães, 1 pai e 542 estudantes. Os resultados sinalizaram que as famílias mobilizam estratégias para formar e manter o habitus religioso dos filhos. Nas escolas investigadas, a característica confessional se revelou como o principal elemento motivador para a realização das matrículas. Consideramos que o poder público deve ser guardião do espaço laico e envidar esforços na efetivação da laicidade, elemento que é colocado em risco nesses estabelecimentos.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Aquino, M. (2012). Modernidade republicana e diocesanização do catolicismo no Brasil: a construção do bispado de Botucatu no sertão paulista (1890-1923) [Tese de doutorado]. Universidade Estadual Paulista.

Ball, S. J. (1995). Mercados educacionais, escolha e classe social: o mercado como uma estratégia de classe. In P. Gentili. Pedagogia da exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública (pp. 196-227). Vozes.

Borba, F. M. (2014). Confessionalidade na escola: a relação entre religião e educação no projeto educativo da rede Marista [Dissertação de mestrado].

Bourdieu, P. (1983). Esboço de uma teoria da prática. In R. Ortiz. A sociologia de Pierre Bourdieu (pp. 46-81). Ática.

Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico Bertrand Brasil.

Bourdieu, P. (1996). Razões práticas: sobre a teoria da ação Papirus.

Bourdieu, P. (2007a). A economia das trocas simbólicas Perspectiva.

Bourdieu, P. (2007b). A distinção: crítica social do julgamento Edusp; Zouk.

Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (2011). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino Vozes.

Branco, J. C. (2016). O amor de Jesus preenche todos os vazios: os discursos religiosos nas paredes de uma escola de educação infantil em Duque de Caxias (RJ). Educação em foco, 21(2).

Brandão, Z. (2010). Práticas cotidianas na escola e na família. Hipóteses sobre a constituição de habitus escolares [Artigo apresentado]. 33ª Reunião Anual da Anped, Caxambu, Brasil.

Cunha, L. A. (2007). Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil – 1931/1997. Cadernos de Pesquisa, (131).

Cunha, L. A. (2009). A luta pela ética no Ensino Fundamental: religiosa ou laica? Cadernos de Pesquisa, 39(137).

Cunha, L. A. (2013). O sistema nacional de educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Educação & Sociedade, 34(124).

Cunha, L. A. (2016). A entronização do ensino religioso na Base Nacional Curricular Comum. Educação & Sociedade, 37(134).

Duarte, L. F. D. (2006). Ethos privado e modernidade: o desafio das religiões entre indivíduo, família e congregação. In L. F. D. Duarte, M. L. Heilborn, M. L. Barros, & C. Peixoto (Orgs.), Família e religião (pp. 51-88). Contra Capa.

Fischmann, R. (2006). Ainda o ensino religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema. Revista Contemporânea de Educação, 1(2).

Fischmann, R. (2009). Estado Laico Memorial da América Latina.

Fischmann, R. (2012) Estado laico, educação, tolerância e cidadania: para uma análise da concordata Brasil-Santa Sé Factash Editora.

Franco, F. S., & Szymanski, H. (2012). Práticas parentais: um estudo sobre escolhas educativas. Memorandum, 22

Giumbelli, E., & Carneiro, S. S. (2006). Religião nas escolas públicas: questões nacionais e a situação no Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, 1(2).

Lima, A. P. (2008). O uso da religião como estratégia de educação moral em escolas públicas e privadas de Presidente Prudente [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual Paulista.

Orlandi, M. A (2007). Obras sociais maristas e formação do habitus religioso. [Dissertação de mestrado]. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Rocha, M. Z. B. (2016). Expressões religiosas em escolas públicas: representações sociais ou ideologia? Acta scientiarum. Education, 38(3).

Romanelli, G. (2010). Famílias de camadas médias e escolarização superior dos filhos: o estudante-trabalhador. In M. A. Nogueira, G. Romanelli, & N. Zago. Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares Vozes.

Saraiva-Junges, L. A., & Wagner, A. (2016). Os estudos sobre a Relação Família-Escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, 39

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.