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Um ato de liberdade
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Movimento estudantil
Estudantes do Ensino Médio
Repertórios de contestação

Como Citar

GROPPO, Luis Antonio; TOMIZAKI, Kimi Aparecida; CORROCHANO, Maria Carla; BORGES, Lívia; GINZEL, Flávia; BILIATTO, Carusa. Um ato de liberdade: movimento de estudantes secundaristas em São Paulo, 2015. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210101, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675309. Acesso em: 4 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O artigo trata do movimento de estudantes paulistas que, em 2015, ocuparam 219 escolas contra o projeto de “reorganização” do sistema escolar estadual, com o objetivo de analisar fatores que explicam sua emergência e disseminação. Os dados, gerados por meio de revisão bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas, foram analisados com base nos conceitos de ciclos de protesto, repertórios de contestação e “cidadanismo”. Destaca-se, nos resultados, a aproximação entre diversas redes de ativistas e estudantes. Essas redes, influenciadas pelos repertórios do ciclo global de protestos dos anos 2010, desenvolveram as principais táticas do movimento – atos, ocupações e trancamentos – e catalisaram experiências, expectativas e demandas latentes entre adolescentes.

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