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Protagonismo juvenil no ensino médio
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Palavras-chave

Ensino médio
Educação física
Esportes
Jogos interclasses

Como Citar

NAZARIO, Murilo Eduardo dos Santos; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. Protagonismo juvenil no ensino médio: reflexões acerca da elaboração e implementação dos jogos interclasses. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210132, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675325. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

A questão que orienta este estudo é: de que modo os jogos interclasses podem constituir-se como conteúdo de ensino na perspectiva do protagonismo juvenil na educação física do ensino médio? Objetiva-se discutir e analisar as possibilidades e limitações dos jogos interclasses como conteúdo de ensino em uma escola de ensino médio. Sendo assim, realizou-se um estudo de caso etnográfico do cotidiano escolar. Para tanto, organizou-se os jogos interclasses, em uma escola de ensino médio, a partir das estruturas do protagonismo juvenil. Os resultados sinalizam que os saberes/fazeres inerentes aos esportes podem assumir não somente um lugar de conhecimentos a serem aplicados em âmbito competitivo, mas sim como estruturas que permitem compreender o lugar sociocultural do esporte.

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