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Música, linguagem e formação estética
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REMOTO (English)

Palavras-chave

Educação musical
Educação básica
Educação estética
Bakhtin e o Círculo

Como Citar

BOCCA , Hugo de Oliveira Verardi; GONÇALVES, Jean Carlos. Música, linguagem e formação estética: um estudo em perspectiva dialógica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210106, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675346. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O objetivo deste ensaio é explorar relações entre música, linguagem e formação estética, ampliando possibilidades metodológicas para a educação musical na contemporaneidade. Apresenta reflexões que viabilizam a elaboração de um aporte teórico-prático a partir de fundamentos filosóficos para a música como linguagem, os quais possibilitam sustentar a natureza e o valor da educação musical como formação estética na educação básica. Para estabelecer os diálogos a que se propõe, o trabalho se sustenta nas concepções teóricas de Bakhtin e o Círculo, grupo de intelectuais russos cuja obra e pensamento possuem hoje um vasto espiral de potencialidades para a pesquisa em ciências humanas. O ensaio apresenta possibilidades para a educação musical a partir das experiências musicais dos estudantes.

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