Banner Portal
O outro como eu em Vygotsky
REMOTO

Palavras-chave

Pessoa com deficiência
Preconceito
Educação
Alteridade
Psicologia Sócio-histórica

Como Citar

PICCOLO , Gustavo Martins. O outro como eu em Vygotsky: o conceito de deficiência a partir da experiência de um judeu em contexto antissemita. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. 20210133, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675354. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo teórico derivado de revisão literária integrativa, o qual teve por objetivo estabelecer paralelos entre a imersão de Vygotsky em análises sobre crianças com deficiência e sua condição de judeu como outro, dado o contexto antissemita que o envolvia. Principia, ao destacar o caráter histórico e datado de suas contribuições, demarcando as dificuldades enfrentadas por Vygotsky no que se refere a viver em um contexto idealizado de forma a que fosse tomado como estrangeiro em sua própria terra; pontua também os impactos que a Revolução de 1917 plasmou em sua psique e escolhas, dada a dimensão deste fenômeno. Finaliza, ao asseverar que a predileção na análise de questões envolvendo crianças com deficiência em seus textos se vinculam à sua experiência de judeu em contexto antissemita, relação ainda não explorada pela literatura.

REMOTO

Referências

De Paula, S. R. V. (2019). LS Vigotski e a cidade de Gomel: uma teoria histórico-cultural das vivências Educação em Foco.

Deutscher, I. (1968). A revolução inacabada: Rússia 1917-1967. Civilização Brasileira.

Feigenberg, I. M. (2000). From Gomel to Moscow: The beginning of L. S. Vygotsky creative way. S. F. Dobkin's memoirs L. S. Vygotsky's early essays The Edwin Mellen Press.

Feuerbach, L. (2012). Para a Crítica da Filosofia de Hegel ‎ Liber Ars.

Gardou, C. (2005). Quais os contributos da antropologia para a compreensão das situações de deficiência?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1694 Acesso em: 31 maio de 2022.

Gilbert, M. (1993). Atlas of the Holocaust William Morrow & Company.

Johnson, S.(2011). Pogroms, peasants, jews: britain and eastern europe's "Jewish Question" 1867-1925 Palgrave Macmillan.

Klier, J. (2011). Russians, Jews, and the Pogroms of 1881-1882 Cambridge and New York, Cambridge University Press.

Kotik-Friedgut, B., & Friedgut, T. (2008). A man of his country and his time: Jewish influences on Lev Semionovich Vygotsky's world view. History of Psychology, 11(1), 15-39. https://doi.org/10.1037/1093-4510.11.1.15

Kotik-Friedgut, B. (2015). Vygotsky & Bernstein in the Light of Jewish Tradition Academic Studies Press.

Lordelo, L. da R. (2007). A consciência como objeto de estudo na psicologia de LS Vigotski uma reflexão epistemológica. [Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia]. UFBA, Bahia.

Luria, A. R.(1986). Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria (D. M. Lichtenstein & M. Corso, Trad.). Artes Médicas.

Marx, K. (1989). Elementos Fundamentales Para la Crítica de la Economía Política (Grundrisse) (16. ed.). Siglo Veintiuno.

Marx, K., & Engels, F. (1980). A ideologia Alemã (Vol. I., 4. ed.). Editorial Presença; Martins Fontes.

Moron, S. I. (2017). Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky Vozes Limitada.

Prestes, Z. (2010). Quando não é quase a mesma coisa: análise das traduções de Lev Seminovicht Vigostki no Brasil repercussões no campo educacional [Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação]. Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Riasanovsky, N. V. (1984). A History of Russia, (4th ed.). Oxford University Press.

Shakespeare, W. (1999). Hamlet. Príncipe da Dinamarca L&PM Pocket.

Smagorinsky, P. (2012). Vygotsky, “Defectology” and the inclusion of people of difference in the Broader Cultural Stream. Journal of Language and Literacy Education [Online], 8(1), 1-25. http://jolle.coe.uga.edu/wp-content/uploads/2012/05/Vygotsky-and-Defectology.pdf

Sobkin, V., & Klimova, T. (2016). The unknown Vygotsky: on the experience of a literary translation from Hebrew. Journal of Russian & East European Psychology, 53 (6), 1-31.

Toassa, G. (2006). Conceito de consciência em Vigotski. Psicologia USP [online]. 17(2). 2, 59-83. <https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200004>.

Tunes, E., & Prestes, Z. (2009). Vigotski e Leontiev: ressonâncias de um passado. Cadernos de Pesquisa [online] 39(136), 285-314. <https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000100014>.

Volkogonov, D. (1999). Autopsy for na empire: the seven leaders who built the soviet regime. Free Press.

Vygodskaya, G. L. (1995). His life. School Psychology International, 16(2):105-116. doi:10.1177/0143034395162002

Vygotsky, L. S. (1989). Fundamentos de defectologia Editorial Pueblo y Educación.

Vygotsky, L. S. (1991). Formação social da mente (4. ed.). Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (1993). Obras escogidas (J. M. Bravo,Trad., Vol.2). Aprendizaje Visor.

Vygotsky, L. S. (1999). A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca (1. ed.). Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem (P. Bezerra, Trad.). Martins Fontes.

Zavershneva, Е., & Van Der Veer, R.(2018a). Not by bread alone: Lev Vygotsky’s Jewish writings. History of the Human Sciences, 31(1), 36-55.

Zavershneva, Е., & Van Der Veer, R. (2018b). Vygotsky's Notebooks: A Selection. Springer.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.