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O jogo na Pedagogia de Rousseau
REMOTO
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Palavras-chave

Jogos
Atividades recreativas
Formação humana
Rousseau
Emílio

Como Citar

PAIVA , Wilson Alves de; LIMA, Wanderson Pereira. O jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos doces. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210120, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo busca comentar o papel do jogo na pedagogia de Rousseau. Com foco no livro Emílio ou Da Educação e enfatizando o trecho do “episódio dos doces”, o texto busca analisar o motivo pelo qual Jean-Jacques coloca o jovem Emílio em exercícios competitivos, entre os jogos, e as brincadeiras realizadas pelo preceptor. Pois, se o amor-próprio nasce da comparação e da competição, a educação natural deveria evitar esse tipo de atividade. Mal encaminhada, qualquer atividade competitiva pode resultar no desenvolvimento do amor-próprio e possibilitar a degradação humana. Por outro lado, como se constata no episódio citado, as atividades recreativas ou esportivas, bem encaminhadas, podem desenvolver as habilidades físicas e as morais. O resultado é a racionalidade sensitiva, a educação do amor-próprio e a utilização do “veneno”, a competição, como “remédio”.

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