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Biografemas infames – rastros de vidas docentes
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Palavras-chave

Política educacional
Trabalho docente
Biografemas

Como Citar

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; RODRIGUES , Heliana Barros Conde. Biografemas infames – rastros de vidas docentes. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20220058, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675453. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa com docentes de redes públicas de ensino da Região Sudeste do Brasil, tendo a docência como objeto de análise. Dessa forma, objetivou-se pensar modos de fazer educação por meio do método biografemático, inspirado na formulação de Roland Barthes sobre biografemas. Foram realizadas entrevistas remotas e os relatos indicam a relevância de narrar histórias, colocando-as em diálogo para repensar práticas docentes. O ato de narrar favorece o ato de pensar e, ao exercitar o pensamento, força a experiência a se recriar, reposicionando os docentes em suas práticas e possibilitando, assim, a invenção de outros modos de ser ensinante.

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