Banner Portal
A aprendizagem ao longo da vida e a infinita reinvenção profissional
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Aprendizagem ao longo da vida
Governamentalidade
Adaptabilidade

Como Citar

OLIVEIRA, Erinaldo Silva; SARAIVA , Karla. A aprendizagem ao longo da vida e a infinita reinvenção profissional. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0405, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8677374. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como os sujeitos trabalhadores são direcionados para a adaptação e renovação por meio da aprendizagem ao longo da vida. A empiria é constituída por matérias do jornal Valor Econômico e quatro entrevistas. Já a análise apresenta três mecanismos: direcionamento dos sujeitos para uma busca permanente por atualizações; necessidade de adaptações intermináveis; e encaminhamento dos sujeitos para uma competição e individualização desenfreada. As considerações finais apontam que, por estarem em guerra consigo mesmos e com os outros, tais sujeitos sentem que precisam, de alguma forma, estar sempre atrás de uma nova habilidade que lhes proporcione algum diferencial e produza trabalhabilidade.

PDF
PDF (English)

Referências

Arcoverde, L. (2019, 29 de julho). Aprender a aprender: uma lição para todos. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/07/29/aprender-a-aprender-uma-licao-para-todos.ghtml

Ball, S. J. (2013, 27 de junho). Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade totalmente pedagogizada. Educação, 36(2), 144-155. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/12886

Ball, S. J. (2005). Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, 35(126), 539-564. https://www.scielo.br/j/cp/a/sHk4rDpr4CQ7gb3XhR4mDwL/?format=pdf⟨=pt

Barros, F. (2021, 28 de novembro). As profissões mais demandadas para 2022. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/11/28/as-profissoes-mais-demandadas-para-2022.ghtml

Bernhoeft, R. (2021, 3 de julho). A pandemia também permite aprendizado. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/a-pandemia-tambem-permite-aprendizado.ghtml

Bernhoeft, R. (2020, 4 de dezembro). Escola da vida não tem diploma ou férias. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/escola-da-vida-nao-tem-diploma-ou-ferias.ghtml

Bernhoeft, R. (2019, 19 de novembro). Não podemos delegar nosso desenvolvimento profissional. Valor Econômico de https://valor.globo.com/carreira/coluna/nao-podemos-delegar-nosso-desenvolvimento-profissional.ghtml

Biesta, G. (2021). Reclaiming a future that has not yet been: The Faure report, UNESCO’s humanism and the need for the emancipation of education. International Review of Education, 68, 655-672. https://doi.org/10.1007/s11159-021-09921-x.

Bigarelli, B. (2021, 21 de setembro). Confira o que é um plano de carreira e aprenda a montar um. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/09/21/plano-de-carreira-o-que-e-e-como-montar-uma-trajetoria-de-sucesso.ghtml

Bigarelli, B. (2022a, 14 de janeiro). Estas são as habilidades mais buscadas pelas multinacionais. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/01/14/estas-sao-as-habilidades-mais-buscadas-pelas-multinacionais.ghtml

Bigarelli, B. (2019a, 19 de dezembro). No futuro, a aposta será na pessoa e não no diploma. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/12/19/no-futuro-a-aposta-sera-na-pessoa-e-nao-no-diploma.ghtml

Bigarelli, B. (2022b, 1 de janeiro). O que são as soft skills e como desenvolvê-las? Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/01/01/o-que-sao-as-soft-skills-e-como-desenvolve-las.ghtml

Bigarelli, B. (2019b, 7 de outubro). Profissional sabe que é preciso se requalificar. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/10/07/profissional-sabe-que-e-preciso-se-requalificar.ghtml

Bloch, V. (2021, 11 de novembro). Aprenda todos os dias com quem está ao seu lado. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/aprenda-todos-os-dias-com-quem-esta-ao-seu-lado.ghtml

Camozzato, V. C. (2014). Pedagogias do presente. Educação & Realidade, 39(2), 573-593. http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34268/28870

Campos, S. (2021a, 9 de setembro). Chefe de inovação do Google: “Todos nos tornamos mais criativos com a pandemia”. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/09/09/todos-nos-tornamos-mais-criativos-com-a-pandemia.ghtml

Campos, S. (2021b, 22 de novembro). O que pensa um dos maiores gurus da gestão sobre home office e trabalho híbrido. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/11/22/retorno-ao-escritorio-nao-garante-o-sucesso-no-modelo-hibrido.ghtml

Chamayou, G. (2020). A sociedade ingovernável: Uma genealogia do liberalismo autoritário Ubu.

Corbanezi, E. (2018). Sociedade do cansaço. Tempo Social, 30(3), 335-342. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.141124

D’Avila, G. S. (2012). Do berço ao túmulo: A estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. ,https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122566

Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. Boitempo.

Esteves, S. (2022, 26 de janeiro). Quando vale a pena conciliar trabalho com uma nova graduação?. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/diva-executivo/post/2022/01/quando-vale-a-pena-conciliar-trabalho-com-uma-nova-graduacao-sembarreira.ghtml

Fejes, A. (2008). Historicizing the lifelong learner: Governmentality and neoliberal rule. In A. Fejes, & K. Nicoll (Orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 87-99). Routledge.

Formicuzzi, M., Oliveira, J. G., Favretto, G., Cubico, S, Ardolino, P., & Ferrari, A. (2016). Gênese e gestão de um processo formativo ao empreendedorismo: Desenvolvimento, avaliação e validação. Revista Pedagógica, 18(38), 52-70. https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3386

Foucault, M. (2010). Nascimento da biopolítica Edições 70.

Garcia, C. (2021a, 10 de dezembro). Para avançar na carreira, você precisa se transformar com frequência. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/para-avancar-na-carreira-voce-precisa-se-transformar-com-frequencia.ghtml

Garcia, C. (2021b, 23 de setembro). Para ser adaptável não defina o que é talento. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/para-ser-adaptavel-nao-defina-o-que-e-talento.ghtml

Han, B.-C. (2015). Sociedade do cansaço Vozes.

Ireland, T. D. (2013). Revisitando a Confintea: Sessenta anos de defesa e promoção da educação de adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 1(1), 14-28. https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/241

Jones, L. (2020, 9 de janeiro). Habilidades profissionais essenciais a partir de 2020. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2020/01/09/habilidades-profissionais-essenciais-a-partir-de-2020.ghtml

Kampff, A. J. C. (2018). Engagement estudantil e percursos formativos no ensino superior. In M. B. Zabalza, M. Mentges, & M. I. Côrte Vitória (orgs.), Engagement na educação superior: Conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea (pp. 85-98). EDIPUCRS.

Laval, C. (2019). A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público Boitempo.

Martins, P. C. P., & Machado, P. G. B. (2018). Engajamento no contexto de instituições de ensino. In R. M. Rigo, J. A. Moreira, & M. I. Côrte Vitória (orgs.), Promovendo o engagement estudantil na educação superior: Reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na universidade (pp. 105-124). EDIPUCRS.

Nicoll, K., & Fejes, A. (2008). Mobilizing Foucault in studies of lifelong learning. In A. Fejes, & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: governing the subject (pp. 22-39). Routledge.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2021). Beyond academic learning: – First results from the survey of social and emotional skills OCDE.

Oliveira, F. (2021, 4 de dezembro). As profissões que devem pagar os melhores salários em 2022. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/12/04/as-profissoes-que-devem-pagar-os-melhores-salarios-em-2022.ghtml

Olssen, M. (2008). Understanding the mechanisms of neoliberal control: Lifelong learning, flexibility and knowledge capitalism. In A. Fejes, & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject(pp. 34-47). Routledge.

Olsson, U., & Petersson, K. (2008). The operation of knowledge and construction of the lifelong learning subject. In A. Fejes, & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 61-73). Routledge.

Popkewitz, T. S. (2008). The reason of reason: Cosmopolitanism, social exclusion and lifelong learning. In A. Fejes & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 74-86). Routledge.

Possebon, R. O. (2020). Pedagogias da dívida, gestão de si e (re)configurações contemporâneas do trabalho [Tese de doutorado, Universidade Luterana do Brasil]. ULBRA Canoas. https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM220.pdf

Saraiva, J. (2021a, 16 de junho). “70% do aprendizado vem da troca de experiências”, diz diretora de RH da Siemens Gamesa. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/06/16/70percent-do-aprendizado-vem-da-troca-de-experiencias-diz-diretora-de-rh-da-siemens-gamesa.ghtml

Saraiva, J. (2021b, 21 de janeiro). “Soft skills” ganham ainda mais importância. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/01/21/soft-skills-ganham-ainda-mais-importancia.ghtml

Saraiva, J. (2021c, 26 de maio). Mais da metade dos brasileiros treinaria para uma nova carreira. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/05/26/mais-da-metade-dos-brasileiros-treinaria-para-uma-nova-carreira.ghtml

Saraiva, J. (2022, 17 de janeiro). ‘Hackers do bem’: Habilidades necessárias vão além do conhecimento técnico. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/01/17/habilidades-necessarias-vao-alem-do-conhecimento-tecnico.ghtml

Saraiva, K. (2013). Educando para viver sem riscos. Educação, 36(2), 168-179. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12894

Sardagna, H. V. (2007). Políticas de educação para todos: Um imperativo nos sistemas de ensino. In M. C. Lopes, & M. C. Dal’Igna (orgs.), In/Exclusão: Nas tramas da escola (pp. 173-188). ULBRA.

Silva, N. (2020). Pastor é uma profissão reconhecida pelo direito?. JusBrasil https://www.jusbrasil.com.br/artigos/pastor-e-uma-profissao-reconhecida-pelo-direito/850610208#:~:text=O%20cargo%20eclesi%C3%A1stico%20de%20pastor,de%20trabalho%20no%20nosso%20pais

Simons, M., & Masschelein, J. (2008). Our ‘will to learn’ and the assemblage of a learning apparatus. In A. Fejes, & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 48-60). Routledge.

Simons, M., & Masschelein, J. (2011). Sociedade da aprendizagem e governamentalidade: Uma introdução. Currículo sem Fronteiras, 11(1), 121-136. Recuperado de https://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/simons-masschelein.pdf

Souto, R. (2021a, 8 de julho). A nova era da customização do trabalho. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/a-nova-era-da-customizacao-do-trabalho.ghtml

Souto, R. (2021b, 11 de fevereiro). O futuro do trabalho chegou mais cedo. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/o-futuro-do-trabalho-chegou-mais-cedo.ghtml

Souto, R. (2020, 3 de dezembro). Paternalismo gera danos irreparáveis à carreira. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/paternalismo-gera-danos-irreparaveis-a-carreira.ghtml

Tanure, B. (2021, 13 de maio). Que exaustão! Onde você está, empreendedor?. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/que-exaustao-onde-voce-esta-empreendedor.ghtml

Vasconcellos, P. (2018, 27 de junho). ‘“Trabalhabilidade’” é a palavra da hora. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/ensino-executivo/noticia/2018/06/27/trabalhabilidade-e-a-palavra-da-hora.ghtml

Veiga-Neto, A. (2017). Foucault & a educação (3a ed.). Autêntica.

Zackrisson, K. S., & Assarsson, L. (2008). Adult learner identities under construction. In A. Fejes, & K. Nicoll (Orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 114-125). Routledge.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.