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Open-access “Tão longe, de mim distante”, mas no futuro espero estar formado
REMOTO

Palavras-chave

acesso à Educação Superior
ação afirmativa concluintes (Ensino Médio)
pandemia de COVID-19

Como Citar

CARNEIRO, Ana Maria; LEITE , Juliana Pires de Arruda; LOTTI , Luciane Politi. Open-access “Tão longe, de mim distante”, mas no futuro espero estar formado: as ações afirmativas da Unicamp na perspectiva dos estudantes de escolas públicas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 36, p. e2025c0101BR, 2025. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8679174. Acesso em: 26 mar. 2025.

Resumo

Esta pesquisa investigou como a perspectiva de continuidade dos estudos é percebida por alunos concluintes do ensino médio, professores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas do município de Campinas, onde está localizado o maior campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O propósito foi analisar em que medida os programas de ação afirmativa desta universidade fazem parte da cultura escolar e da perspectiva de futuro desses jovens do ensino médio de escolas públicas e em que medida demonstram um processo de apropriação desses direitos. A pesquisa foi realizada por meio de questionários com estudantes e professores e entrevistas com os coordenadores pedagógicos de uma amostra representativa de dez escolas públicas. Observou-se que entre os estudantes há uma diferença significativa entre os planos abstratos e a concretude de se inscrever nos processos seletivos; os professores representam um relevante papel como fonte de informações que abrem o leque de escolhas para os estudantes. No caso da universidade, sugere-se a possível ampliação de vagas na modalidade ENEM e a atenção às estratégias de comunicação, como relevantes a fim de tornar suas políticas de inclusão mais efetivas.

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