Banner Portal
Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
Remoto

Como Citar

MARTINS, Diléia Ap.; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 83–101, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642373. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta as primeiras aproximações relativas à pesquisa “Acessibilidade e Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para a escolarização de estudantes surdos”, inserida no programa Observatório em Educação (Obeduc), Projeto Acessibilidade no Ensino Superior. Investiga dados oficiais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), referentes ao aumento progressivo do número de matrículas de estudantes surdos em Instituições de Ensino Superior (IES). Analisa questões relativas à nota obtida por esses estudantes, ao se submeterem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o uso dessa nota para ingressarem em universidades brasileiras. Os dados analisados, no presente artigo, indicam discrepância de desempenho de estudantes sem deficiência, quando comparados aos estudantes surdos.

Palavras-chave: Enem. Acesso ao Ensino Superior. Surdos

 

Abstract

Based on the results obtained by deaf students in the National Secondary Education Examination (ENEM), and on official statistics on the number of deaf students in higher education, this article argues that the underrepresentation of deaf students in higher education derives at least in part from the inadequate conditions of accessibility that characterize the exam. It discusses the steps that should be taken by the federal government in order to overcome this situation.

Keywords: ENEM, access to higher education, deaf students

Remoto

Referências

Galuch, M. T. B., & Sforni, M. S. de F. (2009, janeiro/abril). Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico cultural. Estudos em avaliação educacional, 20(42), 111-124.

Garcia, R. M. C., & Michels, M. H. (2009). A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 Educação Especial da Anped. Revista Brasileira de Educação Especial, 17, 105-124.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010) Censo Demográfico.

Retirado em 10 de dezembro de 2013, de <http://www.ibge.gov.br/home/ estatistica/populacao/censo2000/default.shtm>.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2012). Censo da Educação Superior: 2011. Resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2013). Censo da Educação Superior: 2012. Resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Lacerda, C. B. F. de, Albres, N. de A., & Drago, S. L. dos S. (2013, março). Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educação e Pesquisa, 39(1), 65-80. ISSN 1517-9702.

Libâneo, J. C. (2012, março). O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, 38(1), 13-28. Retirado em 02 de novembro de 2013, de <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517- 97022012000100002&lng=en&nrm=iso>. http://dx.doi.org/10.1590/S1517- 97022011005000001.

Lodi, A. C. B. (2013). Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa. [online], 39(1), 49-63. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/S1517- 97022013000100004.

Lodi, A. C. B. (2014). Declaraciones de UNESCO, educación de sordos y educación inclusiva: un analisis de la politica nacional de educación de Brasil. Psicología, Conocimiento y Sociedad, 4, 261-294.

Macedo, L. (2005). Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In J. S. Moraes (Org.), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Fundamentação teórico-metodológica (pp. 13-28). Brasília: O Instituto (Inep/ MEC).

Martins, D. A, Leite, L. P., & Lacerda, C. B. F de. (2015, out./dez.). Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio, 23(89), 1-31.

Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Unesco. (1990).

Declaração Mundial sobre Educação Para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia: Unesco.

Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Unesco. (1994).

Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca: Unesco.

Silva, I. F. (2010, set./dez). O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Estudos em Avaliação Educacional, 21(47), 427- 448.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.