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Avaliação da qualidade de vida em docentes brasileiros: uma revisão sistemática
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Como Citar

DAVOGLIO, Tárcia Rita; LETTNIN, Carla da Conceição; BALDISSERA, Cristina Generali. Avaliação da qualidade de vida em docentes brasileiros: uma revisão sistemática. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 145–166, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642376. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi conhecer características e qualidades metodológicas das pesquisas sobre a avaliação da qualidade de vida (QV) com professores brasileiros. Bases de dados eletrônicas (Scielo, Lilacs, Pepsic) foram consultadas a partir do ano 2000, usando o descritor QV combinado com palavras-chave para buscas em periódicos avaliados por pares. Os 12 artigos selecionados foram avaliados por dois pesquisadores, de acordo com indicadores predefinidos. Os resultados evidenciaram maior concentração de publicações a partir de 2012 e no Ensino Superior; preponderância de estudos quantitativos, transversais, utilizando instrumentos padronizados. No entanto, a apresentação dos resultados e das conclusões e a caracterização das amostras pesquisadas revelaram questões que demandam atenção metodológica. O impacto dessas questões nas pesquisas futuras e as limitações do presente estudo corroboram a relevância da revisão sistemática para a pesquisa científica.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Docência,. Avaliação. Revisão sistemática

Abstract

The aim of this systematic review was to identify characteristics and methodological qualities of studies evaluating quality of life (QOL) of Brazilian teachers. Electronic databases (SciELO, Lilacs, Pepsic) were consulted from the year 2000, using the descriptor combined with QOL keywords professors, teachers and education, restricting the search to publications in peerreviewed journals. The 12 studies that met inclusion criteria for the final sample were evaluated by two researchers, according to predefined indicators. The results showed a greater concentration of publications from 2012 and focusing on college education; preponderance of quantitative, cross-sectional studies, using standardized instruments. However, the presentation of results and conclusions, and the characterization of the studied samples revealed methodological issues that require attention. The impact of these issues in future research and the limitations of this study confirm the importance of the systematic review for scientific research.

Keywords: quality of life, teaching, evaluation, systematic review

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