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A revista O Pequeno Luterano e a circulação nas escolas paroquiais luteranas no Rio Grande do Sul (1930-1966)
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Keywords

Escolas paroquiais. Impresso. Doutrina luterana

How to Cite

WEIDUSCHADT, Patricia. A revista O Pequeno Luterano e a circulação nas escolas paroquiais luteranas no Rio Grande do Sul (1930-1966). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 163–184, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642441. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este artigo aborda a inserção da revista O Pequeno Luterano nas escolas paroquiais na região meridional do Rio Grande do Sul, orientadas pela instituição luterana do Sínodo de Missouri, atual IELB (1930-1966). O impresso era destinado ao público infantil e, mesmo não sendo editado como material didático, legitimou-se no espaço escolar. A validação na escola, em parte, consolidou-se em virtude dos objetivos e dos conteúdos reforçados pela edição da revista: educação doutrinária, interlocução com os leitores, educação cívica, orientação aos professores. O conjunto de dados analisados permite afirmar que o impresso foi um forte veículo informativo e educativo utilizado nas escolas paroquiais, demarcando e constituindo – em especial, pela interlocução institucional da revista com a realidade educacional – uma educação doutrinária entre leitores aos quais se destinou.

Abstract

This paper discusses how the magazine “O Pequeno Luterano” (The Little Lutheran) was used in parochial schools in the southern region of Rio Grande do Sul that were guided by the Lutheran institution Synod of Missouri, today “IELB” (1930-1966). The analysis shows that the magazine was destined to children, and, even not being edited as teaching material, was widely used by the parochial schools as an educational and informative media. Its popularity derived at least in part from its objectives and content: doctrinal education, dialogue with readers, civic education, and guidance to teachers. Particularly important for the success of the magazine was its institutional dialogue with the educational reality.

Keywords Parochial schools, magazine, Lutheran doctrine.

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