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Do berço ao berçário. A instituição como morada e lugar de contato
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Palavras-chave

Instituição. Bebês. Berçário. Pedagogia do contato. Prática pedagógica

Como Citar

NÖRNBERG, Marta. Do berço ao berçário. A instituição como morada e lugar de contato. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 99–114, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642519. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio aborda o sentido da instituição infantil a partir de uma perspectiva ético-estético-afetiva do viver humano. A abordagem ampara-se em perspectivas filosóficas sobre a existência humana. Os argumentos apresentam o berçário como morada, lugar do viver juntos, instituição que se faz em coletividade, nela e com ela, decorrente do encontro de bebês e adultos. Ao constituir-se como morada dos bebês, o berçário ritualiza e reatualiza a prática pedagógica como lugar de relação entre bebês e adultos, requerendo uma pedagogia do contato

Abstract

This paper aims to discuss the meaning of institutions for children education from an ethical-aesthetic-affective perspective about the human life. The approach is supported by philosophical perspectives on the human existence. The arguments present theday care as home, a living-together place, where things are done collectively, as a result of the encounter between babies and adults. When constituted as a home for the babies, the day care ritualizes and renews the pedagogical practice as a place of rela(c)tion between babies and adults, demanding a pedagogy of contact.

Keywords Child institution. Babies. Nursery school. Pedagogy of contact Pedagogical practice.

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