Resumo
A desigualdade entre gêneros que se expressa nas carreiras e na formação acadêmica de homens e mulheres tem sido objeto de muitos trabalhos acadêmicos dentro e fora do Brasil, sendo considerada um fenômeno de destacada relevância. A docência universitária, a ciência e outras profissões de nível superior, assim como o setor terciário em geral, prestam-se bem a esse tipo de estudos, sobretudo porque, apesar de terem se feminizado nas últimas décadas, continuam mantendo diferenças substanciais entre homens e mulheres no que diz respeito a padrões de carreira e titulação (Musselin, 2005, 2006; Inep, 2008) que configuram certa divisão sexual do trabalho intelectual. Trabalhos recentes têm buscado explorar as relações desse tipo de desigualdade com as exigências da vida familiar, diferentes para cada gênero.Referências
CACOUAULT-BITAUD, M. Professeurs... mais femmes — carrières et vies privées des enseignantes du secondaire au XXe siècle. Paris: La Découverte, 2007.
MUSSELIN, C. Le marché des universitaires. Paris: Presse Sciences Po, 2006.
MUSSELIN, C. Les universitaires. Paris: La Découverte, 2005.
INEP. Sinopses estatísticas da educação superior — graduação, 2008. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp.> Acesso em: 18 mar. 20 0.
INEP. Relatório técnico do Censo da Educação Superior, 2008. Disponível em: Acesso em: 24 ago. 20 0.
A Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Downloads
Não há dados estatísticos.