Banner Portal
Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Rousseau
Émile
Philosophy of education
Pedagogy

How to Cite

PAIVA, Wilson Alves. Uma pequena introdução ao Emílio, de Rousseau. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 161–180, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643532. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O texto procura analisar o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, no que concerne à formação humana. Tendo como fonte principal a obra Emílio ou da educação, escrito na fase de sua maturidade intelectual, a coletânea de reflexões educacionais é composta por cinco livros. Neles é narrada a história de um órfão chamado Emílio, colocado sob os auspícios de um preceptor que passa com ele todas as fases educacionais (idade da natureza, idade da força, idade da razão e idade da sabedoria) de sua vida. Tendo em vista que Rousseau é um autor bastante mal interpretado, o artigo procura contribuir com as discussões em torno do tema e evidenciar a essência da obra: a de não ser um manual, mas uma profunda reflexão em torno do fenômeno educativo e uma respeitável filosofia da educação.

PDF (Português (Brasil))

References

ROUSSEAU, Jean-Jacques. As confissões (2 vol.). Tradução de Rachel de Queiroz. 2. ed. São Paulo: Atena Editora, 1959.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1969.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile ou de l’éducation. Paris: GF Flammarion, 1966.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 2.ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1973.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os devaneios do caminhante solitário. Org. e tradução de Fúlvia Maria Luíza Moretto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1991.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. Introduções e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores, volume II) CASSIRRER, Ernst. Le probléme Jean-Jacques Rousseau. Prefáce de Jean Starobinski. Paris: Hachette, 1987.

COMENIUS. Didática Magna. Aparelho crítico: Marta Fattori; tradução Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. (Paidéia) DERATHÉ, Robert. Les rapports de la morale et de la religion chez Jean-Jacques Rousseau. Paris: Revue Philosophique, 1949, p.143-173.

DERATHÉ, Robert. La problématique du sentiment chez Rousseau. Annales de la Société JeanJacques Rousseau, tomo 37, 1966-1968.

DERATHÉ, Robert. Jean-Jacques Rousseau et la science politique de son temps. Second édition. Paris: Librairire Philosophique J. Vrin, 1992.

FRANCISCO, Maria de Fátima Simões. A filosofia da educação de Rousseau – uma proposta de releitura do Emílio. In: Cadernos de História e Filosofia da Educação, v.II, n.4, p.35-42. São Paulo: Editora da Faculdade de Educação da USP, 1998.

FRANCO, Afonso Arinos de Melo. O índio brasileiro e a Revolução Francesa.As origens brasileiras da teoria da bondade natural. 2.ed. Rio de Janeiro: J. Olympio; Brasília: INL, 1976.

FREITAS, Jacira de. Política e festa popular em Rousseau: a recusa da representação. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP: Fapesp, 2003.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: Uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8a. ed. S. Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos).

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002. (Série Educação).

GADOTTI, Moacir. Os mestres de Rousseau. São Paulo: Cortez, 2004.

HARZARD, Paul. O pensamento europeu no século XVIII(de Montesquieu a Lessing). Tradução Carlos Grifo Babo. Portugal: Editorial Presença; Brasil: Martins Fontes, 1978. (Coleção Síntese) JIMACK, Peter. La génese et la rédation de l’Émile de J.-J. Rousseau. Genève: Institut et musée Voltaire, 1960.

JIMACK, Peter. Homme and citoyen in Rousseau’s Émile. Oxford: Romanic Review, octobre, 1965. XL 110 I.

KANT, Immanuel. The critique of Pure Reason; The critique of Practical Reason and other ethical treatises; The critique of Judgement. 21st printing. Chicago: The University of Chicago/ Encyclopaedia Britannica, Inc., 1977.

RANG, Martin. L’éducation publique et la formation des citoyens chez J.-J. Rousseau. In: Études sur le “Contrat Social” de J.-J. Rousseau. Actes de Journées d’études tenues à Dijon – mai, 1962. Paris: Sociétés les belles lettres, 1964.

STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: A pedagogia da essência e a pedagogia da existência. 5.ed. Tradução de Liliana Rombert Soeiro. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Download data is not yet available.