Banner Portal
O enfraquecimento da experiência na sala de aula
PDF

Palavras-chave

Erfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. Tecnologia

Como Citar

PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Newton Ramos. O enfraquecimento da experiência na sala de aula. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 41–50, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa as conseqüências das novas tecnologias na educação escolar, explorando uma das dimensões constituintes da humanidade do homem: a experiência. Nesse sentido, apresenta uma série de situações escolares em que os professores transferem sua função mediadora aos instrumentos, tornando a aula um simples espetáculo. Não se trata de um comportamento “luddista”, mas de um apelo à razão emancipadora que recupere a qualidade básica da educação: o diálogo que contribui à formação

Abstract:

This article is aimed at analyzing the consequences of the use of new technological resources in school education, exploring one of the dimensions that constitute man’s humanity: experience. In this sense, it presents a series of school situations in which teachers transfer their mediating function to instruments, converting a class into a mere spectacle. It is not intended to be a sample of luddist behavior, but an appeal to emancipatory reason to recover the basic quality of education: the dialogue which contributes to Bildung.

Key words: Experience (Erfahrung). Living (Erlebnis). Education (Bildung). Spectacle. Technology

PDF

Referências

ADORNO, T.W. Dialéctica negativa. Versión castellana de José Maria Ripalda. Madrid: Taurus, 1975.

ADORNO, T.W. Dialética negativa. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. Documento inédito, 2003.

ADORNO, T.W. Educação após Auschwitz. Tradução de Aldo Onesti. In: COHN, G. Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986.

ADORNO, T.W. Progresso. Tradução de Maria Helena Ruschel. In: ADORNO, T.W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995.

ADORNO, T.W. Teoria da Semiformação. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. São Carlos: tradução inédita, 2003.

BENJAMIN, W. Experiência e Pobreza. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Baudelaire. Tradução de José Carlos Martins Barbosa et al.. In: BENJAMIN, W. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo: Obras Escolhidas, v. III. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CROCHIK, J.L. Teoria crítica e novas tecnologias da educação. In: PUCCI, B. et al. Tecnologia, Cultura e Formação ... ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, 2003.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

MARCUSE, H. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: MARCUSE, H.

Tecnologia, Guerra e Fascismo. Tradução de Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

SANTOS, L. G. dos. O cinema utópico de Lars von Trier. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.