Banner Portal
Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski
PDF

Como Citar

GÓES, Maria Cecília Rafael; CRUZ, Maria Nazaré. Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 31–45, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643627. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho comentamos as idéias sobre palavra e significação apresentadas por Lev Vygotski nas discussões relativas à formação de conceitos e às relações entre significado e sentido. Para tanto, focalizamos os três últimos capítulos do livro Pensamento e Linguagem, com o propósito de argumentar que sua discussão do sentido da palavra, apesar de brevemente exposta, pode ser tomada como referência para a reinterpretação das análises do funcionamento conceitual, as quais ele centra no significado das palavras. Esforços teóricos nessa direção permitem novas articulações entre as proposições do autor sobre elaboração conceitual, que estão mais orientadas para a cognição, e sobre ação criadora, que estão mais orientadas para a imaginação, trazendo assim uma perspectiva mais ampla para a busca de compreensão dos níveis elevados de pensamento e, conseqüentemente, para a investigação de práticas educacionais.

Abstract:

In this paper we comment on the ideas about word and signification presented by Lev Vygotsky in the discussions related to concept development and to relationship between meaning and sense. To do so, we focus on the last three chapters of the book Thinking and Speech, in order to argue that Vygotsky’s statements on the sense of the word, although briefly exposed, may be taken as a reference to the reinterpretation of the analyses of conceptual functioning, which he centers on the meaning of words. Theoretical efforts in this direction allow further articulations between the author’s propositions about concept elaboration, which are more oriented to cognition, and the ones about creative action, which are more oriented to imagination, thus bringing a broader perspective for the understanding of higher levels of thinking and, consequently, for the investigation of educational practices.

Key words: Concept formation. Word meaning. Word sense

PDF

Referências

COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Trad. de E. O. Dihel. Porto Alegre: Artes Médicas 1994, 159 p.

ENFANCE. L. Vygotski. Paris, v. 42, n. 1/2, p. 31-38, julho de 1989.

FONTANA, R.A.C. A mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996, 176 p.

JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus, 1994, 173 p.

KOZULIN, Alexander. La psicología de Vygotski – biografia de unas ideas. (trad. J.C.V. Crespo). Madri: Alianza Editorial, 1994, 294 p.

KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993, 213 p.

LURIA, Alexander R. Pósfácio. In: Vygotski, L.S. Problemas de Psicologia General – Obras Escogidas – v. II (edição dirigida por Alvarez, A. e Del Rio, P.) Madri: Visor, 1993, p. 451- 470.

MAINARDES, Jefferson; PINO, Angel. Publicações brasileiras na perspectiva vigotskiana.

Educação e Sociedade, Campinas, v. XXI, n. 71, p.255-269, julho de 2000.

MACHADO, Andréa H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999. 200 p.

PINO, Angel. As marcas do humano –às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005, 303 p.

RAMIREZ GARRIDO, J.D. Prólogo a la edicion em lengua castellana. In: Vygotski, L.S. Problemas de Psicologia General – Obras Escogidas – volume II (edição dirigida por Alvarez, A. e Del Rio, P.) Madri: Visor, 1993, p. i-vii.

ROJO, Roxane H.R. Enunciação e interação na ZDP: do nonsense à construção dos gêneros de discurso. In: MORTIMER, E.F. e SMOLKA, A.L.B. (orgs.) Linguagem, cultura e cognição – reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 89- 106.

SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez/Editora UNICAMP, 1988, 127 p.

VIGOSTSKII, Lev S. Imaginación y el arte en la infancia. Cidade do México: Hispánicas, 1987, 120 p. (original de 1930).

VYGOTSKI, Lev S. Pensamiento y lenguaje. In: VYGOTSKI, Lev S. Problemas de Psicologia General – Obras Escogidas – v. II. (edição dirigida por Alvarez, A. e Del Rio, P.) Madri: Visor, 1993a, p. 11-348. (original de 1934).

VYGOTSKI, Lev S. La imaginación y su desarrollo em la edad infantil. In: VYGOTSKI, Lev S. Problemas de Psicologia General – Obras Escogidas – v. II. (edição dirigida por Alvarez, A. e Del Rio, P.) Madri: Visor, 1993b, p. 423-438. (original de 1932).

VYGOTSKI, Lev S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: VYGOTSKI, Lev S. Problemas del desarrollo de la psique – Obras Escogidas – v. III. (edição dirigida por Alvarez, A. e Del Rio, P.) Madri: Visor, 1995, p. 11-340. (original de 1931) VYGOTSKI, Lev S. Imaginación y creatividad del adolescente In: VYGOTSKI, Lev S. Psicologia Infantil – Obras Escogidas – v. IV. (edição dirigida por Alvarez, A. e Del Rio, P.) Madri: Visor, 1996, p. 205-223. (original de 1931) WERTSCH, James V. Vygotsky and the social fomation of mind. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1985, 262 p

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.