Banner Portal
Experiência e discurso como lugares de memória: a escola e a produção de lugares comuns
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Experiência. Significação. Práticas discursivas. Práticas escolares. Produção de sentidos. Lugares de memória. Lugar comum

How to Cite

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Experiência e discurso como lugares de memória: a escola e a produção de lugares comuns. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 99–118, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643630. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Neste texto, desenvolvo uma reflexão sobre as práticas escolares e as práticas discursivas, explorando alguns sentidos de lugares de memória e indagando sobre as possíveis configurações de lugares comuns. Buscando compreender o que há de prototípico e de idiossincrático nas experiências vividas e historicamente situadas, problematizo mais detidamente a noção de experiência, discutindo a inter-constituição das dimensões individual, subjetiva e histórica, coletiva. No âmbito das contribuições de diversos autores, destaco as idéias de Vygotsky e Bakhtin com relação ao signo e à significação, como fecundas e inspiradoras para a compreensão das possibilidades e formas de memória inscritas no corpo e na linguagem. A partir das elaborações teóricas e conceituais, apresento a análise de uma situação de ensino na escola, explorando as implicações de alguns pressupostos da perspectiva teórica assumida para a interpretação do material empírico escolhido como foco de análise. Na análise, vão ganhando visibilidade as con(tra)dições da experiência, a intensidade de sentidos e a heterogeneidade do lugar comum

Abstract:

In the present text, I inquire about school and discourse practices, exploring the meanings of lieux de memoire and asking about some possible configurations of commonplaces in relation to such practices. In the search for understanding what can be considered prototypical and idiosyncratic in the lived and historically situated experiences, I focus on the notion of experience, discussing the inter-constitution of its multiple dimensions – individual, subjective and historical, collective. I highlight among the diverse contributions of many different authors the ideas of Vygotsky and Bakhtin concerning signification and sign as inspiring and productive for the comprehension of the possibilities and forms of memory inscribed in people’s bodies and in language. Taking such theoretical and conceptual elaborations as points of anchorage, I analyze a teaching event in a Brazilian elementary school classroom, examining the implications of these assumptions for the interpretation of the empirical material. The analysis of discourse practices in this social institution points to the conditions and contradictions of experience, the diversity and intensity of senses, and the heterogeneity of the commonplace.

Key words: Experience. Signification. Discursive practices. School practices. Sense production. Lieux de memoire. Commonplace

PDF (Português (Brasil))

References

AUTHIER, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 1981.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRESCIANI, S. Identidades inconclusas no Brasil do século XX – Fundamentos de um lugar comum. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Marta (orgs.). Memória (res)sentimento. Indagações sobre uma questão sensível. Campinas, SP: Editora da Unicamp. 2000.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. As artes do fazer. Rio de Janeiro: Vozes. 1994.

CONNERTON, P. How societies remember. Great Britain: Cambridge University Press, 1989.

EAGLETON, T. A idéia de cultura. Tradução de Sandra Castello Branco. São Paulo: UNESP, 2002.

GONZÁLES REY, F. Sujeito e Subjetividade. São Paulo: Thomson, 2002.

HUSSERL, E. La filosofía como ciencia estricta. Buenos Aires: Editorial Nova. 1969.

LOCKE, BERCKELEY, HUME. The empiricists selected texts. New York: Dophin Books, 1961.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderlei Geraldi. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n.19, jan-abr 2002.

LARROSA, J. La experiência y sus lenguajes. Algunas notas sobre la experiência y sus lenguajes. <http://megov.ar/curriform/publica/oei_20031128/ponencia_larrosa.pdf.> 2003.

LEONTIEV, A. Activité, conscience, personalité. Moscou: Editions du Progrès. 1984.

KANT, E. Prolegomènes a toute métaphysiques future. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin. 1968.

MERLEAU-PONTY, M. Seleção de Textos. Os Pensadores. Tradução de Marilena Chauí. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

ORLANDI, E. Para uma enciclopédia da cidade. Campinas, São Paulo: Pontes. 2003 PINO, A. As marcas do humano. As origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez. 2005.

RÁBADE, S.R. Kant: problemas gnoseológicos de la Crítica de la Razón Pura. Madrid: Editorial Gredos. 1969.

SMOLKA, A.L.B. Linguagem e conhecimento na sala de aula: modos de inscrição das práticas cotidianas na memória coletiva e individual. Anais do Encontro sobre Linguagem, Cultura e Cognição. UFMG/FE-UNICAMP, 1997.

SMOLKA, A.L.B. A memória em questão: uma perspectiva histórico cultural. Educação e Sociedade, n. 71. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES, Unicamp, 2000.

SMOLKA, A.L.B. A escola como lugar de produção de lugares comuns. Trabalho apresentado no 15. INPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada – PUC/SP, 2003.

SMOLKA, A.L.B. Sobre significação e sentido: um ensaio – uma contribuição à proposta de Rede de Significações. In: ROSSETTI-FERREIRA, M.C.; AMORIM, K.S.; SOARES SILVA, A.P.; ALMEIDA CARVALHO, A.M. (orgs.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed. 2004.

SMOLKA, A.L.B. Palavras e gestos, práticas e sentidos: considerações sobre as relações de ensino. Palestra proferida no 15. COLE, Congresso de Leitura do Brasil, Unicamp, julho 2005.

SMOLKA, A.L.B. Ensinar e significar: ou das não coincidências nas relações de ensino. Infancia y Aprendizaje, Journal for the Study of Education and Development. v.30. 2006 (no prelo).

THOMPSON, E. A Miséria da Teoria ou um planetário de erros. Uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar. 1981.

VYGOTSKY, L. S. The problem of the environment. In: VAN DER VEER, René; VALSINER, Jaan (eds.). The Vygotsky Reader. Oxford: Blackwell. 1994.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Madri: Visor, 1995.

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes. 1996.

YATES, F. A. The art of memory. Chicago : The University of Chicago Press. 1966.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.