Banner Portal
Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Psicologia escolar. Arte
educação. Estágio supervisionado

How to Cite

SILVA, Silvia Maria Cintra. Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 187–199, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643820. Acesso em: 5 jul. 2024.

Abstract

Este trabalho aborda algumas reflexões sobre minha prática como supervisora de estágio profissionalizante em psicologia escolar.'A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Uberlândia (MG). Foram organizados grupos - um deles compostO por crianças com dificuldades de aprendizagem; um oUtro formado por professoras e um terceiro por mães tOdos eles coordenados por quatro estagiários de psicologia - que desenvolveram atividades com música, literarura e artes visuais. Registros em vídeo e em áudio permitiram uma análise minuciosa, com um enfoque microgenético de falas, gestos e ações de todos os envolvidos no processo. Houve um progressivo interesse e entusiasmo dos estagiários pelo material Utilizado no trabalho, constiruído por livros de história, CDs e reproduções de obras de arte. Também foram constatadas mudanças nos participantes dos grupos realizados no espaço escolar. A arte pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do fururo psicólogo, fornecendo elementos que ampliem a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo.

Abstract:

This thesis aims at reflecting on my own practice as a supervisor of professional apprenticeship in School Psychology. The research was carried out at a public school in Uberlândia (MG). Di/ferent groups were organized with children with learning difficulties, one of them with teachers, and the other one with mothers. They were coordinated by four psychology trainees whose work was based on music, literarure and visual arts activities. Data collected were registered in video and audio forms. These registers allowed a meticulous analysis which focused microgenetically on talks, gesrures and actions of everyone involved in the processoThe trainees became gradually interested and enthusiastic about the material used, including history books, CDs and reproductions of art works. Changes were also verified in the participants of the groups conducted at school. Art can contribute to the h.uure of personal/professional development of psychologists, providing them with elements that can broaden their understanding of themselves and the world.

Key words: School psychology. Art. Education. Supervised professional apprenticeship

PDF (Português (Brasil))

References

ALBANO, Ana Angélica. O Sorriso Etrusco e a monitora que foi 'no antigamente'. Folha de S. Paulo. São Paulo, agosto/setembro 2001, Folha Educação 14, p.3.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988,205 p.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Saren. Investigaçãoqualitativa emEducação- uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Teimo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994, 336 p.

BRONOWSKI, Jacob. Arte e conhecimento - Ver, imaginar, criar. Tradução Anur Lopes Cardoso. São Paulo: Martins Fontes, 1983, 205 p.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras?Belo Horizonte: Autêntica, 2000, 204 p.

GERALDI, Corinta Maria Grisólia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elizabeth Monteiro de Aguiar (org.). Cartografiasdo trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB, 1998, 335 p.

OLIVEIRA, Marta Kohl. O pensamento de Vygotsky como fonte de reflexão sobre a educação. Cadernos CEDES n. 35, p.9-14, 1995.

RABITTI, Giordana. À procura da dimensão perdida: uma escola de infância de Reggio Emilia. Tradução Alba Olmi. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999, 195 p.

RIBEIRO, Maria José; SILVA, Silvia Maria Cintra da; RIBEIRO, Eleonora Estela Toffoli. Avaliação qualitativa de crianças com queixas escolares: contribuições da psicologia educacional. Interações.v.3 n.5, p.75-92, jan/jun 1998.

SCHON, Donald A. Educando oprofissional reflexivo:um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256 p.

SCHON, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.) Os professorese a sua formação. Tradução Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José A. Sousa Tavares. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997, p.77-91.

SILVA, Silvia Maria Cintra da. Condições sociais da constituição do desenho infantil. PsicologiaUSP. São Paulo, v.9, n.2, p.205-220, 1998.

SMOLKA, Ana LuÍza Bustamante. Esboço de uma perspectiva teórico-metodológica no estudo de processos de construção de conhecimento. In: GÓES, Maria Cecília Rafael de; SMOLKA, Ana LuÍza Bustamante (Orgs.) A significaçãonosespaçoseducacionais:Interação social e subjetivação. Campinas, SP: Papirus, 1997, 179 p.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Psicologiapedagógica.Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 561 p.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação socialda mente. 2. ed. Tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1988,168 p.

WERTSCH, James V. ~gotsky e Iaformacion socialde Ia mente. Barcelona: Piados, 1988, 262 p.

ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALD!, Corinta Maria Grisólia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elizabeth Monteiro de Aguiar (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)- pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leirura do Brasil- ALB, 1998, 335 p.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.