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Educação: elemento fundamental na conquista da cidadania e no enfrentamento das LERlDORT
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Palavras-chave

DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Saúde do Trabalhador. Organização do Trabalho. Educação e Cidadania

Como Citar

HELOANI, José Roberto. Educação: elemento fundamental na conquista da cidadania e no enfrentamento das LERlDORT. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 163–179, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643868. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo versa acerca da influência da Organização do Trabalho no desenvolvimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Faz um breve histórico iniciando pela Escola de Administração Científica, com o Taylorismo e Fordismo, passando pelo Pós- Fordismo, projeto neoliberal e a globalização. ContextUaliza as conseqüências dessas mudanças do processo produtivo e econômico no desenvolvimento da identidade humana. Traz algumas repercussões que o processo de adoecimento provoca na vida dos trabalhadores lesionados e as maneiras como estes procuram lidar com a questão. Questiona a lógica do sistema de saúde do País , na medida em que este deixa de cumprir com parte de seus objetivos - oferecer qualidade de atendimento à saúde do cidadão. Discute a possibilidade de se encontrar uma saída para o trabalhador lesionado enfrentar as diversas tramas sociais que o envolvem, através de uma educação mais crítica e politizada. Em última instância, discute a negação de uma cidadania dita democrática que, até certo ponto, lhe é negada pela própria sociedade na qual está inserido.

Abstract:

This article investigates the influence of the International Labor Organization on the development of RTI/WROD (Repeti tive Trauma Injuries / Work-Related Osteomuscular Disorder). It provides a brief historical introduction beginning with the scientific administration school, with Taylorism and Fordism and moving on to PosFordism, the neoliberal project and globalization. It contextualizes the consequences of the changes of the productive and economical process on the development of human identity. The text reveals some of the repercussions that the process of illness causes in the life of the affected workers and the manner in which they deal with these repercussions. The article questions the logic of the public health system, as it does not offer quality attendance to citizens. The text also discusses the possibility of finding a solution so that the affected worker can face many of the social issues that surround him by means of a more critical and politicized education. Finally, the text discusses the negation of a so called democratical citizenship, denied by the same society that the worker is presumed to be a part of.

Key-words: WROO (Work-Related Osteomuscular Oisorder), Health of Workers (Employee Health), Work Organization, Education and Citizenship.

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