Banner Portal
Educação e emancipação: ador no, crítico da semicultura
PDF

Palavras-chave

Semicultura. Seminformação. Industria cultura. Teoria crítica. Theodor W. Adorno

Como Citar

ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Educação e emancipação: ador no, crítico da semicultura. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 72–84, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644192. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A sociedade administrada dificulta cada vez mais a sobrevivência da dimensão emancipatória da formação. Com efeito, a semiformação apresenta-se eomo o arauto da liberdade. mas na verdade auxilia a manutenção da desigualdade e da dominação. Contudo, Adorno já dizia que se a integração é uma ideologia, é também, como ideologia, desmoronável. Portanto. é no espírito dessa assertiva que se conserva o objetivo deste artigo, a saber: contribuir para a identificação, nos escritos de Adorno, de uma concepção educacional emancipatória que poderia auxiliar a realização da aUlO-reflexão crítica da formação (Bildung) que se converteu na semiformação (Halbbildung).

Abstract:

A managed society makes the survival 01' emancipatory education more dilTicult. As a malter 01' fact. semieducation, seeks to appcr as the herald 01' freedom, but brings about only inequality and domination. But adorno already saidthat if inlegration is an ideology, destroyable. The goal of this article must be seen in the contexl 01' this assertion, namely, to contribute to the identification, in Adorno's wrilings, of a conception of emancipatory education that might help the accomplishment ofcritieal self-reOection in an education (Iiterally: formation. Bildung) which has literally become semieducation (semiformation. Halbbildung).

Keywords: Semiculture. semieducation. semiformation. cultural industry, criticaltheory. Theodor W. Adorno.

PDF

Referências

Adorno, T. W. (1972) "Einlcitung zu einer Diskussion über die 'Theorie der Halhbildung'''. In Gesallllllelte Schri{tcn 8 - Soz.i%gische Schr({ten8, Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag.

(1975) "Desmitologização do conccito".

Dialéctica negativa, tradução deJosé María Ripalda, revisada por José Aguirre, Madrid: Taurus ediciones.

(1975) "Sohre a dialética da identidade". In Dialéctica negativa, tradução de José María Ripalda. revisada por José Aguirre. Madrid: Taurus ediciones.

(1986) "Educação após Auschwitz", tradução de Aldo Onesti. In Cohn (org.), Theodor W.Adorno, Coleção Grandes Cientistas Sociais, São Paulo: editora Ática.

___o (1992), T. W. "Anotações sobre teoria e prática". In Ramos-de-Oliveira, N., Quatro textos clássicos, traduções de Newton Ramos-de-Oliveira, São Carlos: UFSCar, publicação interna.

(1995) "Educação para quê?", tradu- ção de Wolfgang Leo Maar. In Educação e emancipação, Rio de Janeiro: editora Paz e Terra.

__o (1996) 'Teoria da semicultura", tradu- ção de Newton Ramos de Oliveira com colaboração de Bruno Pucci e Cláudia de Moura Abreu. In Educação e sociedade, Campinas: editora Papirus, ano XVII, dezembro.

Adorno, T. W. & Horkheimer, M. (1986) Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, tradução de Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor.

Gruschka, A. (1988) Negative Padagogik: Einführung in die Padagogik mit Kritischer Theorie. Band I der Schriftenreihe des Instituts für Padagogik und Gesellshaft, Münster: Büchse der Pandora Verlags.

Hilbig, N. (1995) Mit Adorno Schule machen - Beitrage zu einer Padagogik der Kritischen Theorie: Theorie und Praxis der Gewaltpravention, Bad Heilbrunn: Verlag Julius Klinkhardt.

Horkheimer, M. (1976) "La teoria crítica, ayer y hoy". In Sociedad en transición: estudios de filosofía social, tradução de Noan Godo, Costa, Barcelona: ediciones Península.

Kant, I. (1985) "Resposta à pergunta: que é esclarecimento".

In Textos seletos, edição bilíngüe, tradução de Raimundo Vier e Floriano de Souza Fernandes, Petrópolis: editora Vozes.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.