Banner Portal
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Metacognição. Formação de professores. Autorregulação

How to Cite

CUNHA, Neide de Brito; BORUCHOVITCH, Evely. Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 3, p. 31–56, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291. Acesso em: 30 jun. 2024.

Abstract

Este trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor.
PDF (Português (Brasil))

References

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bembenutty, H. (2011). Self-regulation of learning in postsecondary education. New directions for teaching and learning, 126, 3-8.

Bortoletto, D., & Boruchovitch, E. (2013). Learning strategies and emotional regulation of pedagogy students. Paidéia (online), 23(55), 235-242. Retirado em 06 de agosto de 2015, de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 863X2013000200235&lng=en&nrm=iso.

Boruchovitch, E. (1999). Estratégias de aprendizagem e o desempenho escolar: considerações para a prática escolar. Psicologia Reflexão e Crítica, 12(2), 361-367.

Boruchovitch, E. (2009). Escala de estratégias autoprejudiciais (Manuscrito não publicado). Campinas, São Paulo, Brasil: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Boruchovitch, E., Costa, E. R., & Neves, E. R. C. (2005). Estratégias de aprendizagem: contribuições para a formação de professores nos cursos superiores. In M. C. R. A. Joly, A. A. A. Santos, & F. F. Sisto (Orgs.), Questões do cotidiano universitário (pp. 238-255). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Boruchovitch, E., & Ganda, D. R. (2013). Fostering self-regulated skills in an educational psychology course for Brazilian preservice teachers. Journal of Cognitive Education and Psychology, 12(2), 157-177.

Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. (2006). Avaliação de estratégias de aprendizagem. In F. F. Sisto, A. A. A. Santos, & A. P. P. Noronha. (Orgs.), Facetas do fazer em avaliação psicológica (pp. 107-123). São Paulo: Vetor.

Brophy, J. E., & Good, T. L. (1986). Teacher behavior and student achievement. In M. C. Wittrock (Org.), Handbook of research on teaching (3a ed., pp. 328-375). New York: Macmillan.

Cázares, D. C., & Rico, D. G. (2009). Las habilidades metacognitivas en los estudiantes de la Universidad Pedagógica de Durango. Psicogente, 12(21), 29-37.

Dansereau, D. (1978). The development of a learning strategies curriculum. In H. F. O’Neil Jr. (Ed.), Learning strategies (pp. 1-29). New York: Academic Press.

Dembo, M. H. (1994). Applying educational psychology (5a ed.). New York: Longman.

Donche, V., & Van Petegem, P. (2009). The development of learning patterns of student teachers: A cross-sectional a longitudinal study. Higher Education, 5(2), 35-50.

Dunlosky, J. (1998). Linking metacognitive theory to education. In D. J. Hacker, J.

Dunlosky, & A. C. Graesser (Orgs.), Metacognition in educational theory and practice (pp. 367-382). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc. Frison, L. M. B., & Moraes, M. A. C. (2010). As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poiésis Pedagógica, 8(2), 144-158.

Gilar, R., Martinez Ruiz, M. Á., & Costa, J. L. C. (2006). Diary-based strategy assessment and its relationship to performance in a group of trainee teachers. Teaching and Teacher Education: An International Journal of Research and Studies, 23(8), 1334-1344.

Knight, P., Tait, J., & Yorke, M. (2006). The professional learning of teachers in higher education. Studies in Higher Education, 31(3), 319-339.

Marini, J. A. S., & Boruchovitch, E. (2014). Estratégias de aprendizagem de alunos brasileiros do ensino superior: considerações sobre adaptação, sucesso acadêmico e aprendizagem autorregulada. Revista E-PSI, 4(1), 102-126.

Mcvarish, J., & Salvatore, J. (2005). Unlocking awareness and ownership of learning. Academic Exchange Quarterly, 9(4), 177-182.

Middleton, M., Abrams, E., & Seaman, J. (2011). Resistance and disidentification in reflective practice with preservice teaching interns. New Directions for Teaching and Learning, 126, 67-75.

Monereo, C. F., & Clariana, M. (1993). Profesores y alumnos estratégicos. Cuando aprender es consecuencia de pensar. Madrid: Pascal.

Newman, R. S. (2008). The motivational role of adaptive help seeking in self-regulated learning. In D. H. Schunk, & B. J. Zimmerman (Orgs.), Motivation and self-regulated learning: (re) theory, research and applications (pp. 315-337). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Nisbet, J., & Shucksmith, J. (1986). Learning strategies. London: Routledge & Kegan Paul.

Noriega, G. T. (2008). Estrategias metacognitivas, motivación académica y rendimiento académico en alumnos ingresantes a una universidad de Lima metropolitana. Persona, 11, 177-193.

Perry, N. E., Phillips, L., & Hutchinson, L. (2006). Mentoring student teachers to support selfregulated learning. Elementary School Journal, 106(3), 237-254.

Pinto, A. C. (1998). Aprender a aprender o quê? Conteúdos e estratégias. Psicologia, Educação e Cultura, 2(1), 37-53.

Quezada, M. T. M. (2005). Estrategias de aprendizaje en estudiantes universitarias. Revista Electrónica Psicologia Científica, 7(13). Retirado em 22 de dezembro de 2014, de http://www.psicologiacientifica.com/estudiantes-universitarias-estrategias-deaprendizaje.

Randi, J. (2004). Teachers as self-regulated learners. Teachers College Record, 106(9), 1825-1853.

Romanowski, J. P., & Rosenau, L. S. (2006). A contribuição dos processos metacognitivos na formação do pedagogo. Intersaberes, 1(1), 8-27.

Santos, O. J. X., & Boruchovitch, E. (2011). Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores. Psicologia Ciência e Profissão, 31(2), 284-295.

Serafim, T. M., & Boruchovitch, E. (2010). A estratégia de pedir ajuda em alunos do ensino fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(2), 381-389.

Silva, A. L., & Sá, I. (2007). Saber estudar e estudar para saber. Porto, Portugal: Porto Editora.

Somuncuoglu, Y., & Yildirim, A. (1999). Relationship between achievement goal orientation and use of learning strategies. The Journal of Educational Research, 92(5), 267-277.

Torrano, F. M., & González-Torres, M. C. (2004). El aprendizaje autorregulado: presente y futuro de la investigación. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa, 2(1), 203-206.

Ugartetxea, J. (2001). Motivación y metacognición, más que una relación. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 7(2). Retirado em 22 de dezembro de 2014, de http://www.uv.es/RELIEVE/v7n2/RELIEVEv7n21.htm.

Veiga Simão, A. M. (2004). Integrar os princípios da aprendizagem estratégica no processo formativo dos professores. In A. Lopes da Silva et al., Aprendizagem autorregulada pelo estudante – perspectivas psicológicas e educacionais (pp. 475-484). Porto, Portugal: Porto Editora.

Weinstein, C. E., Acee, T. W., & Jung, J. H. (2011). Self-regulation and learning strategies. New directions for teaching and learning, 126, 45-53.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.