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Avaliação em dança: o caso dos festivais universitários da educação física
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Keywords

Avaliação. Educação física. Festivais de dança. Universidade. Ensino superior

How to Cite

CARBINATTO, Michele Viviene; MOREIRA, Wagner Wey; SOUZA, Luciene Almeida; CHAVES, Aline Dessupoio; SIMÕES, Regina; EHRENBERG, Mônica Caldas. Avaliação em dança: o caso dos festivais universitários da educação física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 3, p. 57–80, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648293. Acesso em: 4 jul. 2024.

Abstract

O presente artigo versa sobre a possibilidade de ampliar o foco avaliativo dos cursos de Educação Física na disciplina de Dança, trazendo os festivais como uma ferramenta neste processo, para possibilitar ao aluno uma visão sistêmica desse componente curricular. O objetivo principal é verificar com 57 graduandos envolvidos na disciplina “Fundamentos da Dança”, em um curso de Bacharelado em Educação Física alocado em uma universidade federal, a sua visão como participantes de um festival de dança, vinculado a um sistema avaliativo. A metodologia seguiu o caminho da pesquisa qualitativa do tipo transversal e descritiva. A coleta de dados ocorreu pela entrevista estruturada e a análise, pela Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os alunos reconhecem ser o festival um importante e atraente instrumento de avaliação, pois possibilita aprendizagens para além das competências técnicas, mas ressaltam a questão da obrigatoriedade de sua participação, bem como a exposição dos alunos nas apresentações coreográficas do evento.
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