Banner Portal
Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Escolha escolar. Burocracia educacional. Segregação escolar. Matrícula escolar.

How to Cite

ROSISTOLATO, Rodrigo; PRADO, Ana Pires do; KOSLINSKI, Mariane Campelo; CARVALHO, Julia Tavares de; MOREIRA, Amanda Morganna. Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 3, p. 237–262, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648308. Acesso em: 1 jul. 2024.

Abstract

Este estudo discute, com base na análise da alocação de alunos em um polo de matrícula, a distribuição de oportunidades educacionais e a existência de possíveis mecanismos de segregação escolar em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. O objetivo é compreender a distribuição dos alunos entre escolas na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, analisando as ações das famílias e da direção das escolas. O estudo combinou análises quantitativas e qualitativas. Utilizou-se a base de dados da Secretaria Municipal de Educação para análise dos padrões de envio de alunos. Realizaram-se entrevistas com 30 famílias e 3 diretores, para compreender os critérios das famílias para escolha de escolas, as estratégias para acessá-las e os procedimentos de matrícula adotados pelos gestores. Os resultados apontam a existência de padrões para envio de alunos a escolas com características semelhantes e mostram que as famílias seguem caminhos distintos para conseguir vagas nas escolas e que a direção das escolas tem papel ativo na seleção do alunado.
PDF (Português (Brasil))

References

Alegre, M. A., & Bentino, R. (2012). The best school for my child? Positions, dispositions and inequalities in school choice in the city of Barcelona. British Journal of Sociology of Education, 33(6), 849-871.

Ball, S. J., & Vincent, C. (1998). ‘I heard it on the grapevine’: ‘hot’ knowledge and school choice. British Journal of Sociology of Education, 19(3), 377-400.

Bell, C. A. (2005). All choices created equal? How good parents select “failing” schools (Working Paper). New York: Columbia University, National Center for the Study of Privatization in Education, Teachers College.

Bruel, A. L. (2014). Distribuição de oportunidades educacionais: o programa de escolha da escola pela família na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro (187 pp.). Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Bruel, A. L., & Bartholo, T. (2012). Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, 17(50), 303-327.

Carvalho, J. T. de. (2014). Segregação escolar e a burocracia educacional: uma análise da composição do alunado nas escolas municipais do Rio de Janeiro (153 pp.). Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Costa, M. (2008). Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal. Revista Brasileira de Educação, 13(39), 455-469.

Costa, M., Alves, M. T. G., Moreira, A. M., & Sá, T. C. D. (2013). Oportunidades e escolhas: famílias e escolas em um sistema escolar desigual. In M. A. Nogueira, N. Zago, & G. Romanelli. (Eds.), Família e escola: novas perspectivas de análise (pp. 131-164). Petrópolis, RJ: Vozes.

Costa, M., & Koslinski, M. C. (2011, janeiro/abril). Quase-mercado oculto: a disputa por escolas comuns no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, 41, 246-266.

Costa, M., Prado, A. Pires do, & Rosistolato, R. (2012, junho). “Talvez se eu tivesse algum conhecimento...”: caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado. Interseções, 14(1), 165-193.

Elacqua, G. (2012). The impact of school choice and public policy on segregation: Evidence from Chile. International Journal of Educational Development, 32(3), 444-453.

Glenn, C. (2009, março). School segregation and virtuous markets. In: Penser Les Marches Scolaires. Genebra/Suíça: Groupe Genevois d’Analyse des Politiques Éducatives – GGAPE (Université de Genève, Faculté de psychologie et des sciences de l'éducation). Réseau d’Analyse Pluridisciplinaire des Politiques – RAPPE.

Gorard, S., Taylor, C., & Fitz, J. (2003). Schools, markets and choice policies. New York: Routledge Falmer.

Holme, J. J. (2002). Buying homes, buying schools: school choice and the social construction of school quality. Harvard Educational Review, 72(2), 177-205.

Koslinski, M. C., & Carvalho, J. T. de. (2015). Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, 45, 916-942.

Koslinski, M. C., Costa, M., Bruel, A. L., & Bartholo, T. (2013, novembro - 2014, fevereiro). Caminho marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro. Educação em foco, 18(3), 83-115.

Nogueira, M. A. (2005). A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, 40(176), 563-578.

Noreish, K. (2007). Choice as rule, exception and coincidence: parents’ understandings of catchment areas in Berlin. Urban Studies, 44(7), 1307-1328.

Resende, T. F., Nogueira, C., Marques, M., & Nogueira, M. A. (2011). Escolha do estabelecimento de ensino e perfis familiares: uma faceta a mais das desigualdades escolares. Educação & Sociedade, 32(117), 953-970.

Rosistolato, R. (2015). Choice and access to the best schools of Rio de Janeiro: a rite of passage. Vibrant, 12, 380-416.

Rosistolato, R., & Pires do Prado, A. (2012). Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas do sistema municipal de educação do Rio de Janeiro: navegação social em um espaço de disputa. In Anais, 36 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS (pp. 1-30). Águas de Lindóia: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

Rosistolato, R., & Pires do Prado, A. (2013). Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado. In Anais, 16 Congresso Brasileiro de Sociologia (vol. 1, pp. 1-20). Salvador.

Rosistolato, R., Pires do Prado, A., Moreira, A. M., & Fernandes, I. (2015). Patrimonialismo e seleção de alunos em escolas públicas cariocas. In Anais, 17 Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Porto Alegre-RS.

West, A., Barham, E., & Hind, A. (2011). Secondary School Admissions in England 2001 to 2008 changing legislation: policy and practice. Oxford Review of Education, 37(1), 1-20.

West, A., Hind, A., & Pennell, H. (2004). School admissions and ‘selection’ in comprehensive schools: policy and practice. Oxford Review of Education, 30(3), 347-369.

Yair, G. (1996). School organization and market ecology: A realist sociological look at the infrastructure of school choice. British Journal of Sociology of Education, 7(4), 453-471.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.