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A Produção do Sujeito de Altas Habilidades em Matemática e a Inclusão Escolar na Educação Contemporânea
Acesso Remoto (Português (Brasil))

Keywords

Sujeito de altas habilidades
Matemática
Neoliberalismo educacional
Inclusão escolar
Jogos de poder-linguagem

How to Cite

JELINEK, Karin Ritter; BELLO, Samuel Edmundo Lopez. A Produção do Sujeito de Altas Habilidades em Matemática e a Inclusão Escolar na Educação Contemporânea. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 117–137, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656401. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Entendendo as altas habilidades em Matemática como práticas que, em meio a relações de poder-saber, identificam, comparam e classificam os sujeitos-alunos como sendo portadores de altas habilidades, este artigo tem por objetivo discutir como jogos de poder-linguagem produzem essas formas-sujeito na escola contemporânea. A produção analítico-conceitual tomou como base os pensamentos de M. Foucault e autores afins, no que se refere às discussões sobre linguagem, práticas discursivas, relações de poder e formas de governo. Na esteira desses estudos, pensa-se a política educacional inclusiva, destacando seus efeitos nas maneiras de se orientarem condutas e performances no âmbito do neoliberalismo e seus efeitos na escola contemporânea no Brasil. Assim, as altas habilidades não constituem apenas uma atualização de nomenclatura ou uma mera acomodação de vocabulário, mas diz respeito a todo um jogo de poder e classificação que no espaço escolar produz “o sujeito-aluno portador de altas habilidades” a partir de normas, processos e finalidades comportamentais e performativas.

Acesso Remoto (Português (Brasil))

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