Banner Portal
Formação continuada de professores em exercício no Ensino Superior
Acesso Remoto

Palavras-chave

Currículo
Subjetividades
Formação de professores
Experiência
Função-educador

Como Citar

XAVIER, Allan Moreira; STEIL, Leonardo José. Formação continuada de professores em exercício no Ensino Superior. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 305–322, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656422. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Formação continuada é um dos enunciados que atravessam e nominalizam o currículo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Tal enunciado é estabelecido dentro de agenciamentos curriculares que, neste projeto, mobilizam-se através dos discursos de interdisciplinaridade e flexibilidade curricular. Para compreender o funcionamento destes agenciamentos, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos a partir de entrevistas semiestruturadas e de documentos oficiais que circunscrevem as ações docentes no curso. Linhas de fuga moleculares apontam para uma abertura às singularidades formativas nos casos de docentes experientes: eles assumem a função-educador, da qual deriva um saber de experiência, em contraposição aos saberes normativos pretendidos pelos cursos de formação de professores tradicionais. O anseio pela emergência de um docente-comum aparece nas falas de docentes e alunos como indício da necessidade de desterritorialização do processo de formação e do surgimento de uma pedagogia rizomática.

Acesso Remoto

Referências

Carvalho, A. F. de. (2013). A escola: uma maquinaria biopolítica de rostidades? Revista SulAmericana de Filosofia e Educação, 20, 04-29.

Carvalho, A. F. de. (2014). Foucault e a função-educador. Ijuí: Unijuí.

Carvalho, J. M., & Rangel, I. S. (2013). Currículos, multidão e políticas de narratividade. In C. E. Ferraço, & J. M.

Carvalho, Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades (pp.183-202). Petrópolis: DP et Alii; Vitória: Nupec/Ufes.

Deleuze, G. (2013). Conversações (3a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1997). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 5). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2011a). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 1, 2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2011b). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 2, 2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2011c). O Anti-Édipo – capitalismo e esquizofrenia 1 (2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2012a). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 3, 2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2012b). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 4, 2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Fischer, R. M. B. (2012). Trabalhar com Foucault. Belo Horizonte: Autêntica.

Foucault, M. (2013). A arqueologia do saber (8a ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Guattari, F. (2011). Da produção de subjetividade. In A. Parente (Org.), Imagem-máquina (4a ed., pp.177-191). Rio de Janeiro: Editora 34.

Guattari, F., & Rolnik, S. (2013). Micropolítica – cartografias do desejo (12a ed.). Petrópolis: Vozes.

Hardt, M., & Negri, A. (2014). Declaração: isto não é um manifesto. São Paulo: N-1 Edições.

Larossa, J. (2002). Tecnologias do eu e educação. In T. T. Silva, O sujeito da educação – Estudos foucaultianos (5a ed., pp.35-86). Petrópolis: Vozes.

Larossa, J. (2015). Tremores – escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica.

Lee, Y.-J. (2008). Thriving in-between the cracks: Deleuze and guerilla Science teaching in Singapore. Cult. Stud. of Sci. Educ., 3, 917-935.

Lins, D. (2005, setembro-dezembro). Mangue’s School ou por uma pedagogia rizomática. Educação & Sociedade, 26(93), 1229-1256.

Pelbart, P. P. (2011). Vida capital – ensaios de biopolítica. Iluminuras: São Paulo.

Pelbart, P. P. (2013). Experiência e sujeito. In S. T. Muchail, M. A. da Fonseca, & A. VeigaNeto (Orgs.), O mesmo e o outro – 50 anos de história da loucura (pp.45-57). Belo Horizonte: Autêntica.

Sibilia, P. (2012). Redes ou paredes – a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto.

Silva, T. T. (2005). Currículo e identidade social: territórios contestados. In T. T. Silva (Org.), Alienígenas na sala de aula – uma introdução aos estudos culturais em educação (6a ed., pp.190207). Petrópolis: Vozes.

UFABC, 2006. Projeto Pedagógico da Universidade Federal do ABC. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://www.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/institucional/projetopedagogico.pdf.

UFABC, 2010. Resolução ConsEP n.º 066. Estabelece normas para a solicitação de matrículas em disciplinas da graduação na UFABC. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3384% 3Aresolucao-consep-no66-100510-estabelece-normas-para-a-solicitacao-de-matriculasem-disciplinas-da-graduacao-na-ufabc&catid=427%3Aconsep-resolucoes&Itemid=11.

UFABC, 2012a. Resolução ConsEPE n.º 131. Estabelece o número máximo de créditos em que um discente pode solicitar matrícula em um quadrimestre letivo. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6437% 3Aresolucao-consepe-no-131-100412-estabelece-o-numero-maximo-de-creditos-em-que-um-discente-pode-solicitar-matricula-em-um-quadrimestreletivo&catid=427%3Aconsepe-resolucoes&Itemid=280.

UFABC, 2012b. Catálogo de Disciplinas de Graduação. Recuperado em 02 de novembro de 2014, de http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/catalogo_de_disciplinas_2012.pdf.

UFABC, 2013a. Resolução ConsEPE n.º 166. Revoga e substitui a Resolução ConsEP n.º 44 e normatiza o desligamento dos alunos por decurso dos prazos máximos para progressão e integralização nos cursos de graduação. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/resolucao_consepe_166.pdf.

UFABC, 2013b. Resolução ConsEPE n.º 159, de 10 de julho de 2013. Define a figura, as formas de indicação e as atribuições dos coordenadores de disciplinas nos cursos de graduação da UFABC. Recuperado em 19 de outubro de 2015, de http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/res_consepe_n159_atribuicoes_coordenado res_disciplinas.pdf.

UFABC, 2015a. Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Recuperado em 15 de outubro de 2015, de http://www.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/administracao/ConsEP/anexoresolucao-188-revisao-do-ppc-bct-2015.pdf.

UFABC, 2015b. UFABC atinge excelentes colocações em recentes rankings universitários. Recuperado em 15 de outubro de 2015, de http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9330:uf abc-atinge-excelentes-colocacoes-em-recentes-rankingsuniversitarios&catid=731:noticias&Itemid=183.

Varela, J. (2002). O estatuto do saber pedagógico. In T. T. da. Silva, O sujeito da educação – estudos foucaultianos (5a ed., pp.87-96). Petrópolis: Vozes.

Lei n.º 11.145, de 26 de julho de 2005. (2005). Institui a Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC e dá outras providências. Recuperado em 16 de outubro de 2015, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11145.htm e Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. (2012). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2004/2012/lei/l12711.htm.

Lei n.º 13.110, de 25 de março de 2015. (2015). Altera a Lei no 11.145, de 26 de julho de 2005, que institui a Fundação Universidade Federal do ABC - UFABC, e dá outras providências. Retirado em 16 de outubro de 2015, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-018/2015/Lei/L13110.htm#art1.

Parecer CNE/CES n.º 266/2011, aprovado em 5 de julho de 2011. (2011). Referenciais orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares das Universidades Federais. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17649:r eferenciais-orientadores-para-os-bacharelados-interdisciplinares-e-similares&catid=323:orgaos-vinculados.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.