Banner Portal
Continued Education of teachers working in undergraduate courses
Acesso Remoto (Português (Brasil))

Keywords

Curriculum
Subjectivities
Teacher training
Experience
Educator-function

How to Cite

XAVIER, Allan Moreira; STEIL, Leonardo José. Continued Education of teachers working in undergraduate courses. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 305–322, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656422. Acesso em: 16 aug. 2024.

Abstract

Continuing education is one of the statements that cross and nominalize the curriculum of the Bachelor of Science and Technology (BC & T) program of the Federal University of ABC (UFABC). This statement is established within curricular assemblages which, in this project, are mobilized through discourses of interdisciplinarity and curriculum flexibility. To understand the functioning of these assemblages, an archaeological survey of the discourses was made from semi-structured interviews and official documents that circumscribe the teaching activities on the course. Molecular escape lines indicate an opening to training singularities in the case of experienced teachers: They assume the educator-function from which derives an experience-based knowledge, as opposed to the normative knowledge sought by the traditional teacher training courses. The longing for the emergence of a common-teacher appears in the utterances of teachers and students, as evidence of the need for the dispossession of the training process and for the emergence of a rhizomatic pedagogy.

Acesso Remoto (Português (Brasil))

References

Carvalho, A. F. de. (2013). A escola: uma maquinaria biopolítica de rostidades? Revista SulAmericana de Filosofia e Educação, 20, 04-29.

Carvalho, A. F. de. (2014). Foucault e a função-educador. Ijuí: Unijuí.

Carvalho, J. M., & Rangel, I. S. (2013). Currículos, multidão e políticas de narratividade. In C. E. Ferraço, & J. M.

Carvalho, Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades (pp.183-202). Petrópolis: DP et Alii; Vitória: Nupec/Ufes.

Deleuze, G. (2013). Conversações (3a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1997). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 5). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2011a). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 1, 2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2011b). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 2, 2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2011c). O Anti-Édipo – capitalismo e esquizofrenia 1 (2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2012a). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 3, 2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2012b). Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2 (Vol. 4, 2a ed.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Fischer, R. M. B. (2012). Trabalhar com Foucault. Belo Horizonte: Autêntica.

Foucault, M. (2013). A arqueologia do saber (8a ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Guattari, F. (2011). Da produção de subjetividade. In A. Parente (Org.), Imagem-máquina (4a ed., pp.177-191). Rio de Janeiro: Editora 34.

Guattari, F., & Rolnik, S. (2013). Micropolítica – cartografias do desejo (12a ed.). Petrópolis: Vozes.

Hardt, M., & Negri, A. (2014). Declaração: isto não é um manifesto. São Paulo: N-1 Edições.

Larossa, J. (2002). Tecnologias do eu e educação. In T. T. Silva, O sujeito da educação – Estudos foucaultianos (5a ed., pp.35-86). Petrópolis: Vozes.

Larossa, J. (2015). Tremores – escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica.

Lee, Y.-J. (2008). Thriving in-between the cracks: Deleuze and guerilla Science teaching in Singapore. Cult. Stud. of Sci. Educ., 3, 917-935.

Lins, D. (2005, setembro-dezembro). Mangue’s School ou por uma pedagogia rizomática. Educação & Sociedade, 26(93), 1229-1256.

Pelbart, P. P. (2011). Vida capital – ensaios de biopolítica. Iluminuras: São Paulo.

Pelbart, P. P. (2013). Experiência e sujeito. In S. T. Muchail, M. A. da Fonseca, & A. VeigaNeto (Orgs.), O mesmo e o outro – 50 anos de história da loucura (pp.45-57). Belo Horizonte: Autêntica.

Sibilia, P. (2012). Redes ou paredes – a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto.

Silva, T. T. (2005). Currículo e identidade social: territórios contestados. In T. T. Silva (Org.), Alienígenas na sala de aula – uma introdução aos estudos culturais em educação (6a ed., pp.190207). Petrópolis: Vozes.

UFABC, 2006. Projeto Pedagógico da Universidade Federal do ABC. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://www.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/institucional/projetopedagogico.pdf.

UFABC, 2010. Resolução ConsEP n.º 066. Estabelece normas para a solicitação de matrículas em disciplinas da graduação na UFABC. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3384% 3Aresolucao-consep-no66-100510-estabelece-normas-para-a-solicitacao-de-matriculasem-disciplinas-da-graduacao-na-ufabc&catid=427%3Aconsep-resolucoes&Itemid=11.

UFABC, 2012a. Resolução ConsEPE n.º 131. Estabelece o número máximo de créditos em que um discente pode solicitar matrícula em um quadrimestre letivo. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6437% 3Aresolucao-consepe-no-131-100412-estabelece-o-numero-maximo-de-creditos-em-que-um-discente-pode-solicitar-matricula-em-um-quadrimestreletivo&catid=427%3Aconsepe-resolucoes&Itemid=280.

UFABC, 2012b. Catálogo de Disciplinas de Graduação. Recuperado em 02 de novembro de 2014, de http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/catalogo_de_disciplinas_2012.pdf.

UFABC, 2013a. Resolução ConsEPE n.º 166. Revoga e substitui a Resolução ConsEP n.º 44 e normatiza o desligamento dos alunos por decurso dos prazos máximos para progressão e integralização nos cursos de graduação. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/resolucao_consepe_166.pdf.

UFABC, 2013b. Resolução ConsEPE n.º 159, de 10 de julho de 2013. Define a figura, as formas de indicação e as atribuições dos coordenadores de disciplinas nos cursos de graduação da UFABC. Recuperado em 19 de outubro de 2015, de http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/res_consepe_n159_atribuicoes_coordenado res_disciplinas.pdf.

UFABC, 2015a. Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Recuperado em 15 de outubro de 2015, de http://www.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/administracao/ConsEP/anexoresolucao-188-revisao-do-ppc-bct-2015.pdf.

UFABC, 2015b. UFABC atinge excelentes colocações em recentes rankings universitários. Recuperado em 15 de outubro de 2015, de http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9330:uf abc-atinge-excelentes-colocacoes-em-recentes-rankingsuniversitarios&catid=731:noticias&Itemid=183.

Varela, J. (2002). O estatuto do saber pedagógico. In T. T. da. Silva, O sujeito da educação – estudos foucaultianos (5a ed., pp.87-96). Petrópolis: Vozes.

Lei n.º 11.145, de 26 de julho de 2005. (2005). Institui a Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC e dá outras providências. Recuperado em 16 de outubro de 2015, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11145.htm e Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. (2012). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2004/2012/lei/l12711.htm.

Lei n.º 13.110, de 25 de março de 2015. (2015). Altera a Lei no 11.145, de 26 de julho de 2005, que institui a Fundação Universidade Federal do ABC - UFABC, e dá outras providências. Retirado em 16 de outubro de 2015, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-018/2015/Lei/L13110.htm#art1.

Parecer CNE/CES n.º 266/2011, aprovado em 5 de julho de 2011. (2011). Referenciais orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares das Universidades Federais. Recuperado em 15 de julho de 2014, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17649:r eferenciais-orientadores-para-os-bacharelados-interdisciplinares-e-similares&catid=323:orgaos-vinculados.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.