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Problematizando o campo de saber da educação ambiental
Acesso Remoto

Palavras-chave

Educação ambiental
Campo de saber
Perspectiva crítica
Michel Foucault.

Como Citar

SILVA, Lorena Santos da; HENNING, Paula Corrêa. Problematizando o campo de saber da educação ambiental. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–24, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658064. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Este artigo inscreve-se na possibilidade de pensar e provocar alguns ditos recorrentes em pesquisas científicas voltadas à educação ambiental. Para isso, analisamos 121 produções científicas que se voltam para os fundamentos epistemológicos, filosóficos, políticos e educacionais do seu campo de saber, a partir da perspectiva crítica. Como aporte teórico-metodológico, utilizamos três ferramentas presentes em diferentes obras de Michel Foucault. São elas: (i) suposição de que os universais não existem, (ii) problematização, e (iii) documentos vistos como monumentos. Com a realização deste estudo foi possível problematizar a potência que a interdisciplinaridade, a emancipação social e a transformação social possuem na formação do campo da educação ambiental.

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