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O portfólio e a construção de saberes docentes na pós-graduação em saúde
Acesso Remoto

Palavras-chave

Portfólio
Docência em saúde
Avaliação da aprendizagem
Ensino superior.

Como Citar

ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina; LIMEIRA, Polyana de Castro; RUIZ-MORENO, Lidia. O portfólio e a construção de saberes docentes na pós-graduação em saúde. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–19, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658077. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O atual cenário de mudanças e inovações na formação dos profissionais de saúde desencadeou esta investigação, que teve como objetivo analisar o papel do portfólio reflexivo na construção de saberes docentes no contexto da disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, com 68 pós-graduandos dessa área. A pesquisa documental, de natureza qualitativa, contou com análise de conteúdo na modalidade temática, da qual emergiram seis categorias: experiência prévia e construção do portfólio; construção de subjetividade; estímulo à autonomia/autoconhecimento; integração teoria-prática e atuação docente; estímulo à reflexão e à síntese; e mudanças nas concepções de avaliação. Concluiu-se que o portfólio propicia a construção de saberes para a docência numa perspectiva emancipatória, com metarreflexão sobre o processo formativo, implicando o sujeito com sua aprendizagem e com as necessidades de saúde da população.

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