Banner Portal
O público e o privado na educação superior
REMOTO
REMOTO

Palavras-chave

Educação superior
Bens públicos
Bens privados
Esfera pública

Como Citar

FIOREZE, Cristina; BORTOLIN, Júlio César Godoy. O público e o privado na educação superior: uma contribuição para a revisão de conceitos. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20170129, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660718. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No âmbito da educação superior, o debate acerca do caráter público ou privado das instituições e seus serviços tem adquirido grande relevância. Termos como “bem público”, “bem privado” e “esfera pública”, entre outros, passaram a compor essas discussões. Mas o que de fato é público e o que de fato é privado na educação superior? Com o objetivo de contribuir para a construção de respostas a essas questões, neste trabalho buscamos reforçar a sustentação teórica de que a educação superior não é pública ou privada, bem como demonstrar, por meio de sistematização, que a realidade empírica da educação superior adere a tal proposição. Evidenciamos, desta forma, que se faz necessário revisar conceitos sobre público e privado na educação superior, de modo a superar, com isso, tendências de enviesamento ideológico.

REMOTO
REMOTO

Referências

Aboim, S. (2012). Do público e do privado: uma perspectiva de género sobre uma dicotomia moderna. Estudos Feministas, 20(1), 95-117. doi:10.1590/S0104-026X2012000100006

Altbach, P. G. (2016). Global perspectives on higher education. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.

Arendt, H. (2007). A condição humana (10a ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária. Bobbio, N. (1986). Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Cabrito, B. G. (2004). O financiamento do ensino superior em Portugal: entre o Estado e o mercado. Educação & Sociedade, 25(88), 977-996. doi:10.1590/S0101- 73302004000300016

Collini, S. (2012). What are universities for? London: Penguin Books. Deneulin, S., & Townsend, N. (2007). Public goods, global public goods and the common good. International Journal of Social Economics, 34(1/2), 19-36. doi:10.1108/03068290710723345

Dewey, J. (1927a). O público e seus problemas: em busca da grande comunidade. Biblioteca John Dewey. Recuperado de http://escoladeredes.net/group/bibliotecajohndewey

Dewey, J. (1927b). O público e seus problemas: em busca do público. Biblioteca John Dewey. Recuperado de http://escoladeredes.net/group/bibliotecajohndewey

Durham, E. R. (2003). O ensino superior no Brasil: público e privado. São Paulo: Nupes-USP.

East, L., Stokes, R., & Walker, M. (2014). Universities, the public good and professional education in the UK. Studies in Higher Education, 39(9), 1617-1633. doi:10.1080/03075079.2013.801421

Etzkowitz, H., Webster, A., Gebhardt, C., & Terra, B. R. C. (2000). The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research Policy, 29(2), 313-330. doi:10.1016/S0048-7333(99)00069-4

Gripsrud, J., Moe, H., Molander, A., & Murdock G. (2010). Editors’ introduction. In J. Gripsrud, H. Moe, A. Molander, & G. Murdock (Eds.), The idea of the public sphere: a reader (pp. xiii-xxviii). Lanham: Lexington Books.

Habermas, J. (1995). Três modelos normativos de democracia. Lua Nova, (36), 39-53. doi:10.1590/S0102-64451995000200003

Habermas, J. (1997). Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Habermas, J. (2012). Espaço público (um verbete de enciclopédia). Problemata, 3(2), 218-227. (Trabalho original publicado em 1964). doi:10.7443/problemata.v3i2.15109

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Sinopses estatísticas da educação superior 2017. Brasília, DF: Inep. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior J

ongbloed, B. (2015). Universities as hybrid organizations: trends, drivers, and challenges for the European university. International Studies of Management & Organization, 45(3), 207-225. doi:10.1080/00208825.2015.1006027

Kaul, I., Grunberg, I., & Stern, M. A. (1999a). Defining global public goods. In I. Kaul, I. Grunberg, & M. A. Stern (Ed.), Global public goods: international cooperation in the 21st century (pp. 2-19). New York: Oxford University Press.

Kaul, I., Grunberg, I., & Stern, M. A. (1999b). Introduction. In I. Kaul, I. Grunberg, & M. A. Stern (Eds.), Global public goods: international cooperation in the 21st century (pp. xix-xxxviii). New York: Oxford University Press.

Kezar, A. J., Chambers, A. C., & Burkhardt, J. C. (Eds.). (2015). Higher education for the public good: emerging voices from a national movement. New Jersey: John Wiley & Sons.

Lucas, L. C. G., & Leher, R. (2001). Aonde vai a educação pública brasileira? Educação e Sociedade, 22(77), 255-266.

Marginson, S. (2006). Putting ‘public’ back into the public university. Thesis Eleven, 84(1), 44-59. doi:10.1177/0725513606060519

Marginson, S. (2007). The public/private divide in higher education: a global revision. Higher Education, 53(3), 307-333. doi:10.1007/s10734-005-8230-y

Marginson, S. (2011). Higher education and public good. Higher Education Quarterly, 65(4), 411- 433. doi:10.1111/j.1468-2273.2011.00496.x

Marginson, S. (2018). Public/private in higher education: a synthesis of economic and political approaches. Studies in Higher Education, 43(2), 322-337. doi:10.1080/03075079.2016.1168797

McCowan, T., & Schendel, R. (2015). A mudança do papel da universidade e seu impacto na sociedade em países de baixa renda. In J. R. Silva Júnior, J. V. Sousa, M. L. N. Azevedo, & V. L. J. Chaves (Orgs.), Educação superior: internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas (pp. 19-48). Belo Horizonte: Fino Traço.

McMahon, W. W. (2009). Higher learning, greater good: the private and social benefits of higher education. Baltimore: JHU Press. Mouwen, K. (2000). Strategy, structure and culture of the hybrid university: towards the university of the 21st century. Tertiary Education & Management, 6(1), 47-56. doi:10.1023/A:1009645607018

Nussbaum, M., & Sen, A. (Eds.). (1993). The quality of life. Oxford: Oxford University Press. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2016). Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: Unesco.

Perry, J. L., & Rainey, H. G. (1988). The public-private distinction in organization theory: a critique and research strategy. Academy of Management Review, 13(2), 182-201. doi:10.2307/258571

Pusser, B. (2012). Power and authority in the creation of a public sphere through higher education. In B. Pusser, K. Kempner, S. Marginson, & I. Ordorika (Eds.), Universities and the public sphere: knowledge creation and state building in the era of globalization (pp. 27-46). New York: Routledge.

Samuelson, P. A. (1954). The pure theory of public expenditure. The Review of Economics and Statistics, 36(4), 387-389. doi:10.2307/1925895

Shafiq, M. N. (2010). Do education and income affect support for democracy in Muslim countries? Evidence from the Pew Global Attitudes Project. Economics of Education Review, 29(3), 461-469. doi:10.1016/j.econedurev.2009.05.001

Slaughter, S., & Rhoades, G. (2004). Academic capitalism and the new economy: markets, state, and higher education. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.

Smith, A. (2003). A riqueza das nações. São Paulo: Martins Fontes. Stiglitz, J. (1999). Knowledge as a global public good. In I. Kaul, I. Grunberg, & M. Stern, (Eds.), Global public goods: international cooperation in the 21st century (pp. 308-325). New York: Oxford University Press.

Truex, R. (2011). Corruption, attitudes, and education: survey evidence from Nepal. World Development, 39(7), 1133-1142. doi:10.1016/j.worlddev.2010.11.003

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2010). 2009 World Conference on Higher Education: the new dynamics of higher education and research for societal change and development. Paris: Unesco.

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2017). Policy Paper 30: six ways to ensure higher education leaves no one behind. Paris: Unesco.

Walker, M., & McLean, M. (2013). Professional education, capabilities and the public good: the role of universities in promoting human development. London: Routledge.

Weintraub, J. (1997). The theory and politics of the public/private distinction. In J. Weintraub, & K. Kumar. (Eds.), Public and private in thought and practice (pp. 1-42). Chicago: University of Chicago Press.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.