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Entre escolas e hospitais: o desenvolvimento de crianças em tratamento hospitalar
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Como Citar

ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Entre escolas e hospitais: o desenvolvimento de crianças em tratamento hospitalar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 129–144, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642375. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo é resultado de pesquisa teórica que se propõe a discutir o hospital e a escola como espaços de desenvolvimento da infância acometida pelo câncer. Na abordagem do tema, são explorados as construções históricas da saúde e da doença e o desenvolvimento de crianças que necessitam de internações recorrentes, vivenciando os protocolos hospitalares e a sistematização escolar. De abordagem qualitativa, os procedimentos utilizados para o estudo compreenderam a pesquisa bibliográfica e documental, com o intuito de incorporar proposições do contexto histórico e cultural sobre os processos humanos, em especial os mais vinculados ao desenvolvimento infantil. Os resultados questionam o diálogo das instituições responsáveis pela criança em tratamento hospitalar e indicam a precariedade dessa relação, ao produzir uma educação marcada por impossibilidades, em que barreiras físicas e sociais se escondem sob a máscara da doença e fazem surgir na criança o gosto amargo do insucesso.

Palavras-chave: Educação hospitalar. Saúde e doença. Desenvolvimento infantil

Abstract

This article presents the results of a study that explored the
literature on hospital and school as spaces for the development
of the children affected by cancer. Historical constructions of
health and disease, and of the development of children requiring
recurrent hospitalizations, thus experiencing hospital protocols
and school systematization, are discussed. The results question
the interaction between the two institutions responsible for the
education of the child undergoing hospital treatment, indicating
how precarious this relationship is, and how it produces an
education marked by impossibilities, where physical and social
barriers are hidden under the mask of the disease, allowing to
arise a bitter taste of failure from the part of the child.

Keywords: hospital education, health and disease, child
development

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