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Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
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Como Citar

CORREA, Guilherme Torres; CARBONE, Teresa Rachel Junqueira C; ROSA, Mariana Freitas de Assis Pereira; MARINHO, Gabriel Dória; RIBEIRO, Victoria Maria Brant; MOTTA, José Inacio Jardim. Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 167–184, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho é analisada a construção coletiva de um discurso pedagógico realizado por preceptores do campo da saúde que passaram por um processo de formação pedagógica. Preceptores são profissionais que, em sua prática clínica, atuam como educadores, acompanhando discentes e residentes em formação. O artigo é constituído por duas partes: A Prática da Preceptoria em Saúde, em que se trata de sua definição, problemas e desafios, apontando um curso de formação como uma estratégia educacional relevante; e Análise Crítica do Discurso, em que se usa metodologia homônima para se debruçar sobre as sínteses coletivas dos preceptores, no sentido de melhor entender os discursos presentes em seus textos e avaliar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Constatou-se que, ao mesmo tempo em que a produção discursiva coletiva é um exercício pedagógico enriquecedor, também é um processo desafiador que demanda paciência e dedicação das partes envolvidas para se alcançar o objetivo proposto.

Palavras-chave: : Análise Crítica do Discurso. Preceptoria. Formação pedagógica

Abstract

This article analyzes the collective construction of pedagogical discourse by preceptors that underwent a pedagogical training program. Preceptors are health professionals who act in their clinical practice as educators, instructing students and residents. The first section discusses the field main definitions, problems and challenges, and argues for the relevance of pedagogical training for preceptors. The second section uses Critical Discourse Analysis to investigate the preceptors’ collective synthesis produced in the training final stages. The article shows that while the collective discursive production is an enriching pedagogical exercise, it is also a challenging process that requires patience and dedication of those involved to achieve the training goals.

Keywords: Critical Discourse Analysis, preceptor, teaching training

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