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Práticas de ensino em projeto de educação patrimonial: a produção de saberes educacionais
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Palavras-chave

Ensino de História. Educação patrimonial. Produção de saberes históricos educacionais

Como Citar

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Práticas de ensino em projeto de educação patrimonial: a produção de saberes educacionais. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 93–107, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642663. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo fundamental deste artigo é revisitar analiticamente um projeto de pesquisa voltado para a questão da educação patrimonial, reconhecendo seu amplo potencial de produção de conhecimentos na área do ensino de História, tal o volume e a riqueza da documentação produzida pela equipe participante. Na presente pesquisa, focalizamos imagens dos saberes históricos educacionais, engendradas por professores e alunos, ao longo deste processo de educação dos sentidos, sobretudo no diálogo com as contribuições do filósofo Walter Benjamin.

Abstract

The fundamental objective of this paper is to revisit – in an analytical way – a research project that dealt with the role of patrimonial education, recognizing its wide potential towards the production of knowledge in the area of history teaching, due to the huge and rich documentation accumulated by the team of participants. In this research, we focused on the images of educational history knowledge, produced by the teachers and the students in this process of senses education, especially in the dialog with the contributions from the philosopher Walter Benjamin.

Key words History teaching. Patrimonial education. Production of educational history knowledge

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