Banner Portal
O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
Remote

Palavras-chave

Ensino da Arte. Cinema na escola. Hipótese-cinema. Arte contemporânea

Como Citar

COHN, Greice. O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 179–199, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642668. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o ensino da arte na contemporaneidade e a Hipótese-cinema de Alain Bergala, que propõe a inclusão do cinema como arte no espaço escolar. Constatamos a existência de pontos de convergência entre as propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas no Brasil na atualidade e o plano elaborado pelo professor e cineasta para as escolas públicas francesas em 2001; e este artigo tece uma reflexão sobre esses aspectos, sob a luz do pensamento do cineasta Jean-Luc Godard, com o objetivo de imaginar novas proposições de arte dentro da escola, a partir da interação das duas propostas.

Abstract

This work tries to establish a dialogue between contemporary art teaching and Alain Bergala’s “Hypotheses-cinema”, which proposes the inclusion of cinema as art in the school scenario. We evidence that there are several converging points in the proposals of art teaching developed nowadays in Brazil and in the professor’s plan for the French public schools in 2001, and this article presents a reflection on these aspects, illuminated by Jean-Luc Godard’s thoughts, intending to conceive new proposals of art inside the school, based on the interaction of both practices.

Key words Art teaching. Cinema at school. “Hypotheses-cinema”; contemporary art

Remote

Referências

AGAMBEN, G. O cinema de Guy Debord por Giorgio Agamben. Blog Intermídias: espaço para circular ideias, criações, insights, novidades e debates sobre mídia, arte e cultura. 2007. Disponível em: http://intermidias.blogspot.com.br/2007/07/o-cinema-de-guy-debord-de-giorgio.html. Postado em 11 de julho de 2007. Acesso em: 24 abr. 2011 BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BARBIERI, S. Arte contemporânea no ensino da arte. In: SANTOS, A. P. (Org.). Diálogos entre arte e público: cadernos de textos. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2009. v.2.

BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In: BARBOSA, A. M. Inquieta- ções e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

BERGALA, A. A hipótese-cinema. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal do Ministério da Educação: Legislação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article &id=12907:legislacoes&catid=70&Itemid=265:legislacoes. Acesso em: 24 abr. 2012.

COHN, G. Ensino da arte: um espaço poético. Rio de Janeiro: s.n., 2010. Texto do ví- deo/documentário sobre o ensino da arte.

COHN, G. O construtivismo da montagem godardiana e da videoinstalação: uma investigação teórico-prática para o ensino da arte. Rio de Janeiro: NUTES/UFRJ, 2004.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 1995. v.1-2.

EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

FRESQUET, A. Imagens do desaprender. Rio de Janeiro: Booklink;CINEAD/LISE/UFRJ, 2007.

GODARD, J-L. Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

HISTOIRE(S) du cinéma. Direção: Jean-Luc Godard. Produção: Canal +/Centre National de la Cinématographie/France 3 Cinéma/JLG Films/La Sept Cinéma/Société des Etablissements l’Gaumont/Radio Télévision Suisse Romande/Vega Film Productions.

Intérpretes: Jean-Luc Godard, Julie Delpy, Serge Daney, Anne-Marie Miéville, Juliette Binoche, André Malraux, Paul Celan. Roteiro: Jean-Luc Godard. Música: Paul Hindemith, Arvo Pärt, Ludwig van Beethoven, Giya Kancheli, Béla Bartók, Franz Schubert, Igor Stravinsky, Johann Sebastian Bach, John Coltrane, Leonard Cohen, Otis Redding, Dmitri Shostakovich, Anton Webern, Dino Saluzzi, David Darling. França: Gallimard- -Gaumont, 1988-1998. Quatro videocassetes (265 min).

LEANDRO, A. Posfácio – Uma questão de ponto de vista. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, jul./dez. 2010.

LINDSTRÖM, L (Org.). Nordic Visual Arts Education in Transition. Stockholm: Swedish Research Council, 2009. In: EÇA, T.T.P., PARDIÑAS, M. J. A.; MARTÍNEZ, C.T.; PIMENTEL, L.G. (Org.). Desafios da educação artística em contextos ibero-americanos. Portugal: Edição APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual), 2010.

LINS, C. Rua de mão dupla: documentário e arte contemporânea. In: MACIEL, K. (Org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra-Capa, 2009.

NÓVOA, A. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista ao Programa Salto para o Futuro, 13 set. 2001. Disponível em: http//www.tvebrasil.com.br/salto/entrevsitas/ antonio_novoa.htm. Acesso em: 21 ago. 2011.

PARSONS, M. Noesis – Dossiê, n. 52, out./dez. 1999. Entrevista.

PORTAL PEDAGOGIA EM FOCO. Legislação do ensino. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l5692_71.htm. Acesso em: 24 abr. 2012.

TIRARD, L. Moviemakers’ master class: private lessons from the world’s foremost directors. London: Faber & Faber, 2002.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.