Banner Portal
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
Remote

Palavras-chave

Arte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuada

Como Citar

FASANELLO, Marina Tarnowski; PORTO, Marcelo Firpo de Souza. A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 123–131, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada “Oficina Escola de Arte Granada”, envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.

Abstract

This article discusses the relevance of the art of storytelling integrated to other art languages and expressions As a teaching practice which can promote creative and self-knowledge processes in the context of basic education. The article is organized in two parts: firstly we approach the conceptual bases of art-education and the art of storytelling; secondly we explain some professional experiences developed by one of the authors between 1998 and 2006 related to the “Granada School of Art”, an educational organization dedicated to art education and storytelling, involving complementary activities to formal education with students and teachers from public schools in the municipality of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Such experiences reinforce the importance of looking for pedagogic alternatives to the development of creative and engaged schools that generate autonomy and citizenship among students.

Key words Art-education. Storytelling. Basic education. Continuous training

Remote

Referências

ALBANO, A. A.; OSTETTO, L. E. Arte na educação: pesquisas e experiências em diálogo. Caderno CEDES, Campinas, v. 30, n. 80, p. 8-9, 2010.

BARBOSA, A. M. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados, São Paulo, v.3, n.7, p. 170-82, 1989.

BARBOSA, A. M. A Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.

BARBOSA, A. M. Arte-educação pós colonialista no Brasil: aprendizagem triangular.

Comunicação & Educação. São Paulo, Brasil, v. 1, n. 2, 2008.

EL CLARÍN. Los cuentos tradicionales transmiten valores que estimulan la reflexión infantil, p. 46-47, 15 ene. 2008.

ESTÉS, C.P. O dom da História. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

ESTÉS, C.P. O jardineiro que tinha fé. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2003.

GRILLO, N. Histórias da tradição sufi. Rio de Janeiro: Edições Dervish, 1996.

KRUGLI, I. Arte-Educação, ética e estética. Comunicação & Educação, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 14, 2008.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MACHADO, R. S. B. Acordais – fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histó- rias. São Paulo: DCL, 2004.

MOORE, T. The Education of the Heart. New York: Happer USA, 1997.

READ, H. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

READ, H. Arte e sociedade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

SHAH, I. A Perfumed Scorpion. London: Octagon Press, 1996.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.