Banner Portal
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
Remote

Palavras-chave

Discussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learning

Como Citar

MANTOVANI, Daielly Melina Nassif; VIANA, Adriana Backx Noronha; GOUVÊA, Maria Aparecida. Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 185–206, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.

Abstract:

This paper aims to analyze the use of forum discussion as a tool in the teaching of statistics applied to administration. In the study of a forum occurred in a hybrid discipline, the students were supposed to discuss a case study that they should solve (a new business viability research). Most students participated in the activity, probably due to its obligatory nature. Most messages posted were considered relevant, correct and adequate, characterizing the debates. There was, however, a lot of repetition, probably due to the great number of students interacting and to the high level of participation on the last day of the forum. There was little access to the forum after the last day of the interaction, which means that the content developed was not very much used as a research source. In general terms, this experience was successful, indicating that forums can really be used as a pedagogical strategy in the teaching of statistics if there is careful planning.

Key words: Asynchronous discussion. Forum. Statistics teaching and learning. E-learning

Remote

Referências

BEUCHOT, A.; BULLEN, M. Interaction and interpersonality in online discussion forums. Distance Education, London, v. 26, n. 1, p. 67-87, maio 2005.

BORBA, S. F.; AYROSA, P. P. S. da. Uma experiência da aplicação da educação a distância via internet como ferramenta complementar a cursos presenciais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais... Brasília: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2001. Disponível em: <http://www.abed.org.br>. Acesso em: 04 fev. 2007.

DENNEN, V. P. From message posting to learning dialogues: factors affecting learner participation in asynchronous discussion. Distance Education, London, v. 26, n. 1, p. 127- 148, mai. 2005.

ELLIS, R. A.; GOODYEAR, P.; PROSSER, M.; O’HARA, A. How and what university students learn through online and face-to-face discussion: conceptions, intentions and approaches. Journal of Computer Assisted Learning, Osney Mead, v. 22, p. 244-256, 2006.

FREITAS, A. S. de; BERTRAND, H. Ensino a distância no Brasil: avaliação de uma parceria universidade-empresa. In: EnANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2006.

GARRISON, D. R.; CLEVELAND-INNES. Facilitating cognitive presence in online learning: interaction is not enough. The American Journal of Distance Education, Mahwah, v.19, n.3, p. 133-148, 2005.

JACOBSOHN, L. V.; FLEURY, M. T. L. A contribuição do fórum de discussão para o aprendizado do aluno: uma experiência com estudantes de administração. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 60-80, jan./mar. 2005. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2007.

LAAT, M. D.; LALLY, V. It’s not so easy: researching the complexity of emergent participant roles and awareness in asynchronous networked learning discussions. Journal of Computer Assisted Learning, Osney Mead, v. 20, p. 165-171, 2004.

MABRITO, M. A study of synchronous versus asynchronous collaboration in online business writing class. The American Journal of Distance Education, Mahwah, v. 20, n. 2, p. 93-107, 2006.

MARTINS, G. A. de. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006. 96 p.

NOLAN, D.; SPEED, T. P. Teaching statistics theory through applications. The American Statistician, Alexandria, v. 53, n. 4, p. 370-375, nov. 1999.

PAN, W.S. The challenges of teaching statistics in the current techonology environment. Journal of American Academy of Business, Cambridge, v. 3, p. 351-355, set. 2003.

PINHEIRO, M. A. Estratégias para o design instrucional de cursos pela internet: um estudo de caso. 2002. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: <http://teses.eps.ufsc.br/tese.asp>. Acesso em: 25 jan. 2007.

RAMOS, B. S. S. da. Interações mediadas pela tecnologia digital: a experiência do fórum virtual em um projeto de educação a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br>. Acesso em: 29 jan. 2007.

VIEIRA, F. M. S. Considerações teórico-metodológicas para elaboração e realização de cursos virtuais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais... Brasília: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2001. Disponível em: <http://www.abed.org.br>. Acesso em: 04 fev. 2007.

VILELA, F. M.; PENNINO, G. C.; MAIA, M. C. de. Interação e o processo de aprendizagem compartilhado e colaborativo num fórum de discussão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais...

Florianópolis: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2007.

YANG, Y. T. C.; NEWBY, T. J.; BILL, R. L. Using Socratic questioning to promote critical thinking skills through asynchronous discussion forums in distance learning environments. The American Journal of Distance Education, Mahawah, v. 19, n. 3, p. 163-181, 2005.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212 p.

ZAINA, L. A. M. Acompanhamento do aprendizado do aluno em cursos a distância através da web: metodologias e ferramenta. 2002. 169 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia, Sistemas Digitais) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.teses.usp.br>. Acesso em: 23 nov. 2006

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.