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Protocolo argumentação professora-alunos numa aula de história
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Educación
Historia

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REVISTA, Pro-Posições. Protocolo argumentação professora-alunos numa aula de história. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 129–158, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643533. Acesso em: 17 may. 2024.

Resumen

Os participantes da discussão transcrita abaixo são quinze alunos - com idade média de 11 anos - da quinta série do Ensino Fundamental de uma escola privada que atende à população de nível sócio-econômico médio em Recife. O registro da discussão foi feito durante uma aula de História que focalizava a escravidão no Brasil no período colonial. Durante a atividade em que se gerou a discussão videogravada, solicitou-se ao grupo que discutisse um fragmento de texto, retirado do próprio livro didático adotado pela escola, com o objetivo de responder, de forma consensual, a um conjunto de questões - elaboradas de maneira a suscitar posicionamentos dos alunos - a eles apresentadas por escrito. A discussão foi integralmente transcrita, de modo a preservar, tanto quanto possível, a linguagem coloquial dos participantes. Nessa transcri- ção, o símbolo ( ) assinala falas inaudíveis; /, falas interrompidas; e [...], pausas. As letras Al., no início de um turno de fala, indicam alunos cujas vozes não puderam ser identificadas. Sinais de pontuação e comentários da pesquisadora (estes últimos em maiúsculas, itálico e entre parênteses) foram adicionados às transcrições, sempre que julgados esclarecedores. Maiúsculas nas falas indicam apenas ênfase. Os nomes que aparecem nos transcritos são fictícios.

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Derechos de autor 2016 Pro-Posições

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