Banner Portal
Questionando as reformas educativas
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Reforma educativa
Delivery system
Histórias de vida

Cómo citar

GOODSON, Ivor. Questionando as reformas educativas: a contribuição dos estudos biográficos na educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 17–37, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643542. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

No artigo, apresentam-se e discutem-se características dos processos de reforma educativa no ocidente, tomando os Estados Unidos como caso exemplar e difusor de ideários e focalizando as reconfigurações recentes da profissionalização do professor. Um dos princípios importantes da reforma é a padronização obtida pela relação entre currículo e avaliação de desempenho, constituindo-se um modelo empresarial de gestão da educação. As análises do artigo permitem que se compreenda que o fenômeno da qualidade em educação se constrói sobre bases que destituem a importância, a ênfase e a prioridade nas histórias de vida dos professores, o vocacionalismo e as suas relações de compromisso com a escola.

PDF (Português (Brasil))

Citas

ARNOLD, S. Savage angels. Observer Review, 4 de fevereiro, 2001.

BLY, R. Iron, John. Shaftesbury: Element Books, 1991.

GREEN, C. The railwayman’s lament. The Guardian, 14 de abril, 2001.

GOODSON, I.; HARGREAVES, A. (Eds). Teachers’ Professional Lives, London: Falmer Press, 1996.

HARPER, K. Excuses, and cash supply, finally ran out. The Guardian, 8 de outubro 2001.

HEWITT, B.; FITZSIMONS, C. I quit. Guardian Education, 9 de janeiro 2001.

NEWNHAM, D. Going loco. Guardian Weekend, 1 de março 1997.

ROBSON, S. Commentary. The Guardian. 10 de outubro de 2001.

ROSS, A. Heads will roll. Guardian Education, 23 de janeiro 2001.

SENNETT, R. 1998. The Corrosion of Character. New York & London: Norton, 2001.

TROMAN, G. The rise of the new professionals? The restructuring of primary teachers’ work and professionalism. British Journal of Sociology of Education, 17(4), 1996.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2016 Pro-Posições

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.