Banner Portal
Práticas avaliativas e aprendizagens significativasem Educação Física:trajetória, orientações legais e implicações pedagógicas
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação Física. Avaliação. Leis

Cómo citar

SOUZA JÚNIOR, Marcílio. Práticas avaliativas e aprendizagens significativasem Educação Física:trajetória, orientações legais e implicações pedagógicas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 201–217, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643821. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

A Educação Física precisa reconhecer que, para mudar e transformar as avaliações em práticas significativas, é importante transformar a própria área como um componente curricular significarivopara a formação do indivíduo na escola. Diame disso, nós, professores, não precisamos remer; necessitamos é experimentar práricas avaliativas alternativas, diferenciadas, que coloquem o aluno como sujeito dessa avaliação. Neste sentido, o texto se propõe a recuperar a trajetória legal da Educação Física que tem implicações diretas com as suas diferentes práticas avaliativas, ao longo de sua história no Brasil. Partimos de uma aflição, de uma queixa, existente em nosso meio, acerca da avaliação no ensino da Educação Física na escola de educação básica, principalmente após a promulgação da nova LDB (9.394) e concluímos pensando práticas avaliativas mais significativas.

Abstract:

Physical Education professionals need to recognize that, in order to make a change and transform evaluation imo significam practice, it is important to make changes in rhe area, as a significam curricular componem to the formation of an individual at school. In face of this, we teachers do not need to fear.We need to try distinct and alternative evaluative practice in which the studem is the subject. In this sense, rhis text proposes to retrace rhe legal roure of Physical Education, which has direcr relarionship wirh different parrerned evaluarive practices during irs history in Brazil. Our srarting poim is a complaint thar is heard in oue field, regarding evaluarion in Physical Education ar Elememary Schools, mainly afrer the promulgarion of the new educarional guiding law (LDB 9.394). Oue conclusion is a reflecrion abour more significant evaluarive pracrices.

Key words: Physical educarion. Evaluarion. Laws

PDF (Português (Brasil))

Citas

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Fisica no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologiado emino da EducaçãoFisica.São Paulo: Cortez, 1992.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares:reflexõessobre um campo de pesquisa. Teoriae Educação. Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 200l.

ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra?Reflexões sobre a avaliação e o fracasso escolar. Rio de Janeiro: 2002.

FREIT AS, Luiz Carlos. Crítica à organizaçãodo trabalhopedagógicoeda diddtica. Campinas: Papirus, 1995.

FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. TeoriaeEducação. Pano Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GOODSON, Ivor. Currfculo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

MARINHO, Inezil Penna. Sistemas e métodos de Educação Flsica. São Paulo: Brasipal, 1953.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa e SILVA,Tomaz Tadeu da. (Org.). Currículo, cultura e sociedade.São Paulo: Cortez, 1995.

SANTOS, Lucíola Licínio de C. P.História das disciplinas escolares: perspectivas de análises. Teoriae Educação. Pano Alegre, n. 2, p. 21-29, 1990.

SILVA: Paulo da Trindade Nerys. Avaliação da aprendizagem em Educação Física na escola de l. grau. Campinas: UNICAMP/FEF, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação Física).

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física:raízes européias no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.

SOUZA, Nádia Pereira de. Avaliação na Educação Física. In VOTRE, Sebastião. Ensino e avaliação em Educação Física. São Paulo: Ibrasa, 1993. p. 121-149.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio. O saber e o fazer pedagógicos: a Educação Física como componente curricular... ? ...isso é História! Recife: EDUPE, 1999.

TURRA, Clódia Maria Godoy et aI. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1988.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.