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Prática docente jesuítica e política colonial no Brasilquinhentista
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Palavras-chave

Educação jesuítica. Política colonial. Recolhimento. Colégio

Como Citar

MENEZES, Maria Cristina. Prática docente jesuítica e política colonial no Brasilquinhentista. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 45–54, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644023. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar as origens da organização do ensino no Brasil nos primórdios de sua colonização, considerando as forças políticas subjacentes, produto das condições sócio-econômicas e culturais da época. O estudo da Companhia de Jesus e o como ela foi construindo sua concepção de ensino, com base na atuação de seus mestres, nos vários colégios implantados em diferentes países da Europa, possibilitaram a compreensão do modo pelo qual esse ensino se manifestou em Portugal e de sua adequação na colônia brasileira.

Abstract:

This articIe has as objective to examine the origins of the organization of the teaching in Brazil,in the beginning of its colonization, considering the underlying political forces, product of the socioeconomic and cultural conditions of the time. The study of Jesus Company and of like her it went building its teaching conception, with base in the its master's performance in the severalschools implanted at different countries of Europe, it facilitated the understanding in the way for which that teaching one manifested in Portugal and of its adaptation in the brazilian colony.

Word-keys: Jesuit education. Colonial politics. Retirement. School

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Referências

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