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As crianças pequenininhas produzem cultura? Considerações sobre educação e cultura infantil em creche.
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Palavras-chave

Educação infantil. Cultura infantil. Creche. Criança pequenininha

Como Citar

PRADO, Patrícia Dias. As crianças pequenininhas produzem cultura? Considerações sobre educação e cultura infantil em creche. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 110–118, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644103. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Com o objetivo de compreender os encontros e desencontros do mundo da infância no âmbito da educação e da cultura em creche, assim como identificar as concepções do brincar atribuídas à educação infantil para crianças entre Oe 3 anos de idade e contribuir assim para a construção da Pedagogia da Educação Infantil, este artigo busca, no diálogo e no contraponto com a Psicologia, apontar para a necessidade da garantia de oportunidades nas quais essas crianças brasileiras, filhas e filhos de trabalhadoras e trabalhadores, possam ser crianças - vivendo a especificidade infantil, aprendendo a brincar, ensinando suas brincadeiras, relacionando-se com outras crianças e com os adultos, criando e recriando cultura, configurando espaços de educação de crianças e também de adultos: espaços de se viver a infância, de se produzir novos conhecimentos sobre e por elas mesmas.

Abstract:

Having the objective to understand the childhood world issues regarding education and culture in Child Care Centers, and to identify playing concepts that are attributed to Childhood Education between Oand 3 year-old-children, this article aims, in the dialogue and the counterbalance to psychology to identity, the necessity to assure opportunities in which these Brazilian children -workers' offspring, both boys and girls -may actually be children, by leaming how to play, by teaching their games, by relating to other children and to adults, by creating and re-creating culture, within the make up a space of children education as well as adults, spaces to live the childhood and to produce new knowledge about them and by themselves, thus contributting to the construction of the Early Childhood Education Pedagogy.

Descriptors: Early childhood education, childhood culture, child care center, very liule children

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