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O canto dos malditos: uma análise quantitativa da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira (1990-2010)
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Palabras clave

Gilles Deleuze. Filosofia e educação. Produção científica.

Cómo citar

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. O canto dos malditos: uma análise quantitativa da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira (1990-2010). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 28, p. 12–38, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651733. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O artigo em questão apresenta um panorama da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira, apreciando o intervalo entre os anos 1990 e 2010. Trata-se de um estudo quantitativo, levando em consideração os artigos em Educação que trabalham com o dispositivo conceitual de Deleuze, elaborado ou não em parceria com Félix Guattari, e publicados em 44 periódicos da área que compõem os estratos A1 e A2 da tabela Qualis 2013. Justifica-se uma tal pesquisa, tendo em vista que, autoproclamada maldita por alguns proeminentes autores desse filão teórico, muitos dos trabalhos envoltos com o pensamento da diferença dizem estar à margem das demais produções acadêmicas em educação. Tal marginalidade se confirmaria, ao levar em consideração os dados quantitativos aqui apresentados? Haveria um canto excluso do acadêmico, dando vazão a esses trabalhos ou, ao contrário, seria esse mais um canto típico daqueles afeitos ao aparato conceitual deleuzeano?
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