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Estratégias de leitura e a narrativa ficcional
Acesso Remoto (Português (Brasil))

Palabras clave

Literatura infantil
Compreensão leitora
Estrutura do texto narrativo
Livro didático

Cómo citar

SOUZA , Renata Junqueira de; HERNANDES , Elianeth Dias Kanthack. Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–26, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656503. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual.

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