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Pegadas na areia de professores caçadores de sonhos
Acesso Remoto (Português (Brasil))

Palabras clave

Identidade profissional
Desenvolvimento profissional
Estágio supervisionado
Formação de professores
Narrativa autobiográfica

Cómo citar

CARVALHO , Maria de Lurdes Dias de; MIRANDA , Carla Patrícia Queirós; CORREIA , Marta Alexandra da Silva. Pegadas na areia de professores caçadores de sonhos: duas identidades profissionais em (des)construção. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–26, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656521. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes.

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